11º Aniversário do CILT celebrado com concerto de quinteto de sopros e com teatro infantil
- Em 5 Dezembro, 2022
No âmbito do 11.º aniversário do Centro de Interpretação das Linhas de Torres, o Auditório Municipal recebeu, no dia 03 de dezembro, o concerto “Músicas do clássico, 100 e 200 anos depois”.
O grupo Ensemble Inopinatum, composto por um quinteto de sopros, interpretou obras do período clássico da história da música, bem como do movimento neoclássico de vários compositores do século XIX e XX como Beethoven, Hindemith, Debussy, entre outros, intercalados por pequenas conversas.
O nome do grupo deve-se a um conjunto inesperado que junta instrumentos de sopro, mas não na formação tradicional de Ensemble de sopros ou Ensemble de metais. Neste caso, juntam-se aqui instrumentistas profissionais nas Flautas – transversal e de bisel (Débora Bessa), Clarinetes (Hélia Varanda), Trompetes (David Santos), Saxofones (João Lopes) e Trombones (David Crispim).
No concerto estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, José Alberto Quintino, que abriu a sessão, agradecendo a presença de todos e enaltecendo o valor que o CILT, enquanto equipamento cultural, oferece ao concelho, o Vice-Presidente, Luís Soares, e a Vereadora Carla Alves.
Ainda no âmbito do 11º Aniversário do CILT, decorreu no dia 04 de dezembro, com uma programação dedicada aos mais novos, com o conto infantil “Ir para o maneta”, da autoria do Papão de Contos.
Os mais pequenos, mas também os mais graúdos, ficaram a saber mais acerca das três invasões francesas a Portugal e a conhecer o tal de “maneta” – uma expressão popular, que ficou desde esse tempo e que ainda hoje é usada.
A atividade teve a participação de dez crianças e dos seus pais, e contou com a presença da Vereadora do Município de Sobral de Monte Agraço, Carla Alves.
0 Comments