12º Aniversário do Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Sobral de Monte Agraço
- Em 4 Dezembro, 2023
No passado dia 02 de dezembro, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres comemorou doze anos de existência com um concerto de FONTENELLE TRIO, no Auditório Municipal de Sobral de Monte Agraço.
Antes do início do concerto, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Soares, deu as boas-vindas aos presentes e referiu que sendo o património das Linhas de Torres uma referência para o concelho, cabe ao Município, através do CILT, salvaguardar e divulgar a memória e património das Invasões Francesas a Portugal, nomeadamente o papel da região de Sobral de Monte Agraço nas Linhas de Torres – uma barreira defensiva que impediu as tropas napoleónicas de ocupar Lisboa, em 1810.
Ao longo destes anos, o CILT realizou milhares de visitas guiadas e atividades para vários públicos. Tem um programa educativo diversificado dirigido às escolas, a partir do qual trabalha a história e a cidadania. Deste 2017, o CILT é também a sede da Rota Histórica das Linhas de Torres e integra o Itinerário Europeu Destination Napoleon.
Seguiu-se o concerto, em formato trio, que celebra a união de várias culturas.
Trata-se de um projeto com música original dos diversos discos que Felipe Fontenelle gravou ao longo de uma carreira com mais de 15 anos. As suas influências passam pelo Brasil, Macau, EUA e Portugal, onde homenageia alguns dos grandes poetas de expressão portuguesa, numa viagem que vai do lirismo de Fernando Pessoa, passando por Paulo Leminski, até ao patuá Macaense de Adé. Estará acompanhado pelos músicos João Pedro Santos no Clarinete e Ciro Lee na Percussão.
0 Comments