Comemorações do 25 de Abril
- Em 3 Maio, 2018
Sobral de Monte Agraço celebrou uma vez mais a Revolução dos Cravos em ambiente de festa, com muita música, desporto, teatro, exposições e muitas outras atividades.
O programa comemorativo, organizado pelas Autarquias Locais com a colaboração e o envolvimento das associações locais, iniciou-se no dia 21 de abril, com o Grande Prémio de Atletismo – Troféu José Manuel Gil Alves, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Sobral. Esta prova recebeu a participação de vários atletas dos escalões benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos, masculinos e femininos, quer a nível individual ou coletiva.
No dia 22, o Auditório Municipal recebeu a apresentação do livro, Forte de Peniche – Memória, Resistência e Luta, pelo ex-preso político José Pedro Soares. Testemunho emotivo sobre a sua vivência na prisão e o que passou em prol da liberdade. Esta apresentação foi complementada pelo testemunho da sobralense Alexandrina Reto, que relatou a sua infância durante a ditadura e como os confrontos com a realidade vivida na altura, a iniciou nos primeiros passos na tomada de consciência política. De seguida, Alexandrina Reto recitou um poema de sua autoria.
O dia 24 abril iniciou com a abertura ao público, na Galeria Municipal, da exposição dos trabalhos realizados pelos alunos das escolas do 1º ciclo e da educação pré-escolar do Concelho, no âmbito do Concurso de Artes Plásticas promovido pelo Município.
Seguiu-se, na noite de 24 de Abril, a realização da sessão solene da Assembleia Municipal alusiva ao 25 de Abril e música na Praça Dr. Eugénio Dias com o acústico de Emanuel Crispim Nós & Vós. Ainda houve oportunidade para a intervenção política do Presidente da Câmara, que recordou as magníficas conquistas que o 25 de Abril e o Poder Local Democrático conseguiram para as populações.
No dia 25 de Abril, a população saiu à rua, para comemorar Abril. Após o içar da bandeira nos Paços do Concelho, a manhã foi dedicada às crianças e às famílias, que participaram ativamente nas diversas iniciativas programadas. Na Praceta 25 de Abril, realizaram-se corridas, demonstração de ginástica de classes do Clube Recreativo e Desportivo de Pero Negro, pinturas livres, pinturas faciais e a representação teatral Os Ladrões de Tempo pelo grupo TeDanos, Teatro e Dança da Junta de Freguesia de Sobral de Monte Agraço.
Algumas destas atividades bem como a dinamização de ateliers contaram com a colaboração da Associação Popular.
Durante a tarde, acordeonistas da região, bem como o Grupo de Danças e Cantares de Sobral de Monte Agraço – Seramena e o Rancho Folclórico do Grupo Desportivo de Lousa – Loures animaram a Praça Dr. Eugénio dias.
No dia 28 de abril realizou-se o teatro, dinamizado por Estórias com Asas, A revolução na Caixa de Costura, que decorreu no Auditório Municipal e que entre passos de dança e revoluções falou-se de política e cidadania pela voz de alfinetes, dedais, agulhas e tesouras, com muito humor e ironia.
Na freguesia de Sapataria o 25 de abril foi relembrado e integrado na festa da freguesia, que contou com muita animação, desporto e música.
As comemorações do 44.º aniversário encerraram no dia 01 de maio com muita diversão e adrenalina no Parque Verde das Bandorreiras, onde os participantes puderam usufruir e dar asas ao seu Freestyle na pista de Pump Track.
O final da tarde foi dedicado ao Sunset Abril Livre ao som do DJ João Carito e DJ Ricardo F., num ambiente descontraído e com muita música.
0 Comments