Cerimónia Comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres
- Em 31 Outubro, 2018
A cerimónia comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres teve lugar no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço, pelas 21h30. A apresentação da cerimónia ficou a cargo do ator António Pedro Cerdeira, sendo a abertura da sessão da responsabilidade do senhor presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, José Alberto Quintino, que referiu a importância deste dia para homenagear a memória e a resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar que conseguiu proteger Portugal da ambição expansionista do império napoleónico.
Coube ainda ao senhor presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres distinguir a participação de todos os grupos de recriação que participaram na Marcha da Vitória e na recriação histórica “Crónica de uma (quase) batalha!” no Forte do Alqueidão, durante este dia, com a entrega de uma lembrança alusiva à comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres.
Pelas 22h00 foram exibidas as curtas-metragens admitidas ao II Concurso de Curtas-Metragens INVADE!.
De seguida, o júri do concurso, composto por Ana Catarina Sousa, Joel Rodrigues e Luís Matos, anunciou as curtas-metragens vencedoras. Assim, subiu ao palco o vencedor do Prémio na Categoria de Público em Geral Sérgio Pereira, representado pelo senhor vice-presidente do município de Mortágua Paulo Oliveira, com a curta-metragem “Mortágua na Batalha do Bussaco” e o vencedor do Prémio da Categoria de Estudante de Ensino Secundário, César Santos, com a curta-metragem “Invasões Francesas”.
Os prémios do II Concurso de Curtas-Metragens INVADE! foram oferecidos pelo Crédito Agrícola de Sobral de Monte Agraço, pelas mãos do senhor diretor Jorge André.
A Sessão foi encerrada com a atuação do “Ensemble Juvenil de Vialonga”, um agrupamento de câmara de instrumentistas de cordas, constituído por alunos que terminaram o Curso Básico de Música no Agrupamento de Escolas de Vialonga e se mantêm musicalmente ativo, sob orientação do Prof. Eurico Cardoso. O projeto tem contado com o apoio e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Junta de Freguesia de Vialonga e da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A.
0 Comments