Rota Histórica das Linhas de Torres realiza FAM Trips
- Em 13 Maio, 2019
No dia 29 abril, a Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, com a colaboração da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, realizou uma FAM Trip, com o objetivo familiarizar os operadores e animadores turísticos com a herança histórico-cultural das Linhas de Torres, bem como com as experiências que este território permite oferecer.
Na parte da manhã, o itinerário integrou a visita ao Forte da Carvalha e ao Forte do Alqueidão, onde foi possível perceber toda a estratégia que presidiu à construção Linhas Defensivas de Lisboa (ou Linhas de Torres), que são hoje Prémio Europa Nostra e Monumento Nacional.
No Forte da Carvalha a visita terminou com a prova do vinho licoroso D. Elvira, das encostas de Arruda dos Vinhos, e com a degustação do bolo “dos Leilões”, de Sobral de Monte Agraço.
No Forte do Alqueidão, os operadores foram surpreendidos pela Guerrilha de Montagraço e pelo Batalhão de Artilharia de Sobral que vigiavam o principal posto de comando tático das Linhas.
Depois de histórias de resistência, conquistas e retrocessos foi à mesa, com caldo de galinha oitocentista e o bife Wellington, que se promoveu a troca de ideias entre momentos de descontração, no restaurante Roots, em Torres Vedras, presidida pelo Presidente da RHLT, José Alberto Quintino.
Da parte da tarde, o encontro reiniciou-se no Hotel CampoReal, com a comunicação da vice-presidente da RHLT, Ana Umbelino, que apresentou as potencialidades turísticas deste património em articulação com as diversas ofertas da região em que está inserido. A que se seguiu Pedro Santa Bárbara, fundador da empresa Rotas do Oeste, que falou da sua experiência enquanto operador e animador turístico, dos seus produtos e serviços articulados com a oferta nas Linhas de Torres, onde cruza património, natureza, vinhos e outras emoções e sensações. Por fim, coube à Marli Monteiro, Diretora da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, apresentar Planos de Produto e Mercado: incentivo de apoio a empresas com produtos/destinos diferenciadores.
Deste dia ficou a vontade de se dar início a uma cooperação mais estreita entre os intervenientes e participantes, designadamente, através da construção de um plano de marketing que se possa integrar dentro de uma Marca Regional, preferencialmente envolvendo Lisboa e Centro de Portugal.
No passado dia 28 de março, uma ação semelhante foi desenvolvida entre a RHLT e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa. A intenção das ambas FAM Trip’s com Entidades Turísticas distintas foi aproximá-las de uma realidade histórico-cultural que partilha um território mais vasto, possuidor de património alusivo à defesa de Lisboa durante a terceira Invasão Francesa.
0 Comments