Dia Nacional das Linhas de Torres
- Em 30 Outubro, 2019
No passado dia 20 de outubro realizou-se em Sobral de Monte Agraço, integrado no programa comemorativo do Dia Nacional das Linhas de Torres, a recriação da escaramuça da Vila de Sobral, que ocorreu no dia 12 de outubro de 1810 quando a guarda avançada do VIII Corpo de Junot marchou sobre o flanco norte do Sobral e atacou os postos avançados de Spencer. Esses ataques prosseguiram no interior da povoação, acabando a vila nas mãos do inimigo, com mais de uma centena de baixas para ambos os lados.
A recriação deste momento, comentada pelo Coronel Ribeiro Faria, teve início às 15h45 e foi precedida pela marcha das tropas, na avenida Marquês de Pombal, cuja abertura ficou a cargo da A Treze a Rufar, e terminou com a deposição da coroa de flores na placa evocativa do esforço da população na construção dos fortes e redutos das Linhas de Defesa de Lisboa.
O evento foi organizado pela Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913, que contou com a participação dos grupos de recriadores históricos da Associação Napoleónica Portuguesa e com o apoio do município de Sobral de Monte Agraço, através do Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT).
Pelas 17h30, teve início a Cerimónia Comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres, uma organização da Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, que decorreu no auditório municipal de Arruda dos Vinhos.
A abertura da cerimónia foi da responsabilidade de Rute Miriam, membro da direção da RHLT e vice-presidente do município de Arruda dos Vinhos, a que se seguiu a apresentação pública do primeiro número da revista INVADE! e o concerto pela Orquestra de Câmara Euterpe.
O encerramento destas comemorações ficou a cargo de José Alberto Quintino, presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres.
0 Comments