Sobral de Monte Agraço: Poderes e Território
- Em 15 Novembro, 2019
No passado dia 09 de novembro, teve lugar no Auditório Municipal de Sobral de Monte Agraço, a segunda conferência dedicada aos 500 Anos do Foral para Montagraço.
A conferência intitulada “Sobral de Monte Agraço: Poderes e Território” foi moderada por Júlia Leitão e contou a presença de três investigadoras do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS).
As oradoras Ana Pereira Ferreira e Hermínia Vasconcelos Vilar trouxeram para a discussão o processo de organização e evolução do espaço de Monte Agraço e Sobral na Idade Média, onde diferentes instituições eclesiásticas faziam sentir o seu poder, desde o bispo de Évora ao bispo de Lisboa a par das ordens militares e de alguns mosteiros. As intervenientes atenderam, tanto quanto possível, às formas de organização da vida quotidiana das suas populações; às atividades económicas desenvolvidas, bem como às instituições sediadas no espaço urbano.
Coube a Rute Pardal debruçar-se sobre o período de administração da vila de Sobral de Monte Agraço, em particular sobre o exercício de poder do novo donatário junto dos poderes e justiças locais. Um poder, ou a sua afirmação jurisdicional, que se faria sentir muito especialmente no momento de transição dos Arcebispos para o Colégio e Universidade de Évora, no século XVI, mas também ao longo dos séculos XVII e XVIII.
Num futuro próximo, o município publicará as conclusões das investigações que têm sido partilhadas nas conferências dando, assim, mais um passo na salvaguarda e divulgação da sua história.
0 Comments