Visita Extraordinária ao centro histórico de Sobral de Monte Agraço
- Em 22 Janeiro, 2020
No âmbito das atividades da Artemrede, associação da qual faz parte o Município de Sobral de Monte Agraço, teve lugar uma visita extraordinária feita por guias extraordinários, inserido no plano “Patri…Kê?”, concebido e coordenado por Anabela Almeida, Alfredo Martins e Sara Duarte, do Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser.
O projeto contou com a colaboração dos alunos do 11º ano, do Curso Profissional de Informação e Animação Turística, da Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral: Ana Martins, Ana Schittini, Ana Seixas, Ana Veloso, Dinis Rodrigues, Duarte Quintino, Gabriel Desidério, Gonçalo Vicente, Isa Rodrigues, Miguel Carvalho e Tatiana Marinho. Os alunos foram acompanhados pelo corpo docente da escola, com as professoras Ana Ribeiro, Anabela Lourenço, Beatriz Cordas e Helena Maria Ribeiro.
O início do projeto deu-se em Setembro, com a pesquisa, por parte dos alunos, de factos e curiosidades acerca do património sobralense, seguindo-se algumas visitas orientadas aos espaços históricos da vila, pela Técnica de Turismo, Susana Teixeira. Posteriormente, e em conjunto com os coordenadores, os alunos escreveram o guião das apresentações, ensaiando ao longo dos últimos meses.
As apresentações começaram de manhã, no dia 21 de janeiro, para alunos da Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral, seguindo-se, já durante a tarde, uma apresentação para alunos do 10º ano, do curso de Turismo, da Escola Secundária Santa Maria do Olival, em Tomar. Assim, será proporcionado um intercâmbio, já que os alunos de Tomar farão também uma apresentação para os alunos de Sobral de Monte Agraço.
Os pontos visitados no centro histórico sobralense incluíram o Chafariz, a Igreja de Nossa Senhora da Vida, a Estátua do Dr. Eugénio Dias, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres e a Galeria Municipal, onde se revisitou a tradição dos bolos de perna ou de casamento, culminando num lanche-convívio. Além destes pontos, foram também referidos locais como a Casa dos Condes de Sobral, a casa onde viveu António França Borges, o Forte do Alqueidão, e o edifício da Câmara Municipal.
O Município de Sobral de Monte Agraço esteve representado pela Vereadora da Educação, Carla Alves, nas duas sessões de apresentação, tendo agradecido o empenho dos alunos, professores e coordenadores, e enaltecido ainda o grande contributo dado para a preservação da memória histórica da vila.
A última apresentação terá lugar, no dia 26 de janeiro, pelas 11h, para os familiares dos alunos que participaram no projeto.
0 Comments