Comunicado sobre alterações nos transportes públicos para Lisboa
- Em 4 Fevereiro, 2020
O Município de Sobral de Monte Agraço vem por este meio esclarecer a questão das alterações nos horários dos transportes públicos para Lisboa, assegurados pela Boa Viagem, empresa do Grupo Barraqueiro Transportes SA.
Em primeiro lugar, importa recordar que o Município de Sobral de Monte Agraço sempre foi, desde o início deste processo de alteração do Regime Jurídico dos Transportes Públicos de Passageiros, contra a desresponsabilização da tutela encarregue da questão, que transferiu esse tema para as Comunidades Intermunicipais, como a OesteCim, onde se insere o Município de Sobral de Monte Agraço.
Neste sentido, a OesteCim e o Município de Sobral de Monte Agraço fizeram um elevado esforço financeiro no Plano de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes, o que permitiu que um passe que, outrora, custaria cerca de 112 euros aos sobralenses, passasse a custar 70 euros, o que significa uma importante diminuição desse encargo.
Ciente da importância dos transportes públicos nas deslocações dos munícipes para Lisboa, o Município procurou uma solução que reforçasse a oferta de serviços de Sobral de Monte Agraço para Lisboa e vice-versa. A resolução ainda se encontra em análise pela Autoridade dos Transportes e pela OesteCim.
No seguimento do reforço da oferta, passam agora a existir 10 horários com partida em Sobral de Monte Agraço e chegada a Lisboa, dos quais 5 circulam via A8 e 5 pela A10, o que representa um aumento de 3 horários face à anterior oferta, todos a circular pela A8.
No inverso, existiam 8 horários, todos a circular pela A8, sendo que com a reformulação proposta, são 10 os autocarros neste itinerário, dos quais 6 fazem o percurso através da A8 e 4 pela A10. É um aumento de 2 horários em relação ao tabelado anteriormente. De acordo com a informação prestada ao Município, realçamos que a deslocação pela A8 ou A10 demora o mesmo tempo.
Assim, este reforço dos horários, entre o Eixo Sobral de Monte Agraço – Pontes de Monfalim e Lisboa, permitirá que as localidades deste concelho, abrangidas pela Estrada Nacional 248, tenham também acesso a uma carreira rápida com destino a Lisboa, algo que não acontecia até então.
Além destas alterações, os novos horários reforçarão também a ligação de Sobral de Monte Agraço ao Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, com entrada em funcionamento de mais carreiras.
O Município de Sobral de Monte Agraço vai estar sempre atento na procura de melhores condições em prol do bem-estar dos munícipes.
0 Comments