Mobilidade internacional na educação
- Em 4 Março, 2020
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) assinou, no passado dia 27 de fevereiro, um Protocolo de Parceria com treze Agrupamentos de Escolas da Região, entre os quais o Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, em Sobral de Monte Agraço, no âmbito da candidatura da OesteCIM ao Programa Erasmus + | Ação I : Mobilidade para formandos e pessoal EFP (ensino e formação profissional).
Em linha com o quadro estratégico da União Europeia para educação e formação, o Projeto Oeste Educa+ irá permitir a mobilidade de 70 profissionais ligados à educação, nas direções e lideranças intermédias, durante uma semana, em Espanha (Barcelona), Reino Unido (Worthing), Finlândia (Helsínquia) e Alemanha (Berlim).
O objetivo passa por promover o sucesso escolar da região através da aprendizagem de novas competências científicas e pedagógicas e do contacto com práticas e instrumentos inovadores e realidades distintas, a nível social, cultural e linguístico.
O Protocolo de Parceria estabelecido entre os 13 agrupamentos de escolas contempla a criação do Consórcio Oeste Educa+, cujo objetivo é estabelecer uma rede de escolas para a mobilidade internacional, visando estabelecer um quadro de entreajuda com as instituições parceiras, garantindo a preparação cultural e o bom enquadramento nos países de acolhimento.
O Presidente da OesteCIM, Dr. Pedro Folgado, afirmou que os municípios da região estão empenhados para que haja mais conhecimento, mais saber e melhor educação, assumindo que é fulcral que as pessoas conheçam outras realidades e as confrontem com a que conhecem.
Já o Secretário Executivo da OesteCIM, Dr. Paulo Simões, referiu que é um objetivo da OesteCIM a continuidade da aposta na mobilidade não só de docentes mas também de alunos.
O Município de Sobral de Monte Agraço esteve representado na assinatura do protocolo pelo Presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino.
0 Comments