Sobral comemora em Fetelaria Dia Internacional dos Museus 2021
- Em 19 Maio, 2021
A 18 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” realizou-se a segunda sessão do projeto MUSEU NA ALDEIA, na aldeia de Fetelaria, do município de Sobral de Monte Agraço.
Nem a propósito, em 2021, a Direção Geral do Património Cultural convidou os museus, os seus profissionais e as comunidades a criar, a imaginar e partilhar novas práticas de criação de valor, desafio que vai exatamente ao encontro deste projeto.
Segundo Carla Alves, vereadora da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, “este projeto, além de levar a Cultura até onde estão as pessoas, assume outras vertentes igualmente fundamentais, nomeadamente o combate ao isolamento, promovendo a interação social, a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade que nele participa. Impulsiona, ao mesmo tempo, a atividade intelectual, a memória coletiva da comunidade, os seus valores culturais e etnográficos. Foi, por tudo isso, que a Câmara Municipal, conjuntamente com a Junta de Freguesia de Sapataria, não hesitou em fazer parte ativa deste projeto, possibilitando à aldeia de Fetelaria uma experiência participativa, convidando os seus habitantes a refletirem e interpretar a peça de museu que será apresentada na sua aldeia.”
Neste momento já se realizaram duas sessões com a comunidade da aldeia de Fetelaria – a última das quais no Dia Internacional dos Museus. Cabe ao Museu da Marinha Grande ceder uma das suas peças para ser exposta na aldeia, permitindo que a mesma seja reinterpretada pela comunidade dando origem a uma nova criação artística. Este será o ponto de partida para o desenvolvimento das etapas seguintes do projeto, de cocriação.
O projeto MUSEU NA ALDEIA é um projeto de intervenção artística e social que interliga museus e comunidades por meio das artes, proporcionando uma programação cultural a públicos que não têm tanta possibilidade de usufruir de uma oferta cultural consistente. É direcionado a pessoas ainda autónomas, com mais de 65 anos, dos 26 municípios integrados na Rede Cultura 2027, que vivem em ambientes rurais isolados e demograficamente mais reduzidos, com difícil acesso aos equipamentos culturais.
Através de um programa artístico e cultural diferenciador, a equipa SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, em articulação com profissionais dos respetivos 13 Museus envolvidos, entre os quais Sobral de Monte Agraço, levam peças de coleções às diferentes aldeias para serem reinterpretadas pelos idosos. Em contrapartida as suas memórias e vivências são valorizadas enquanto lugar de partilha e ganham significado através de uma criação colaborativa, que será posteriormente apresentada nos museus pelos participantes comunitários (A Aldeia vai ao Museu).
O projeto MUSEU NA ALDEIA é promovido pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, financiado pelo POISE – Portugal 2020 através da iniciativa Portugal Inovação Social, tendo a Câmara Municipal de Leiria como seu Investidor Social e juntando ainda parceiros como as Câmaras Municipais e Museus da Rede Cultura 2027.
0 Comments