Exposição LU.GAR.CONTADO mantém viva a tradição oral portuguesa
- Em 15 Novembro, 2021
A exposição “LU.GAR.CONTADO”, patente na Galeria Municipal, abriu ao público no passado dia 6 de novembro, e tem como objetivo promover a visibilidade de histórias e expressões da tradição oral portuguesa, conservadas na memória coletiva e que têm vindo a ser transmitidas ao longo do tempo.
Neste sentido, foram dinamizadas entre os dias 6 e 12 de novembro sessões dedicadas a histórias e contos tradicionais, provenientes da oralidade de várias regiões de Portugal.
A primeira sessão aconteceu no dia 6 de novembro, coincidindo com a abertura da exposição, com os contadores de histórias Ana Sofia Paiva, Cristina Taquelim e António Fontinha. Durante esta sessão, foi enaltecido o valioso contributo que a sobralense Delfina Cunha teve no desenvolvimento do projeto MemoriaMedia, contando várias histórias, lendas e poemas que foram gravados em vídeo e que estão disponíveis no site memoriamedia.net. Assim, foi possível ao projeto MemoriaMedia reunir vários contributos e dá-los a conhecer através da exposição “LU.GAR.CONTADO”.
Nos dias 8,9 e 12 de novembro, foram também realizadas sessões de contos tradicionais especialmente dedicadas aos alunos do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, do 1º ao 6º ano, e aos idosos do concelho de Sobral de Monte Agraço, tendo estas decorrido no Auditório Municipal, na Escola Básica de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino e na Escola Básica de Sapataria.
Desta forma, a exposição e as sessões dinamizadas pretenderam assinalar a importância de se manterem vivas as histórias e os contos da tradição oral portuguesa.
Na última sessão, a Vereadora da Educação e da Ação Social, Carla Alves, enalteceu a importância desta iniciativa: “é um grande orgulho para o Município de Sobral de Monte Agraço contribuir para a preservação da memória local e da tradição oral, pelo que é fundamental que se continuem a contar estas histórias e a transmiti-las às gerações mais novas”.
De salientar que “LU.GAR.CONTADO” continuará na Galeria Municipal até ao próximo dia 27 de novembro, e poderá ser visitada de segunda-feira a sábado, das 14h30 às 19h00. A entrada é gratuita.
0 Comments