Sobral de Monte Agraço é candidato ao Programa Bairros Comerciais Digitais
- Em 30 Maio, 2022
O Município de Sobral de Monte Agraço apresentou uma candidatura ao Programa Bairros Comerciais Digitais, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com vista à modernização urbanística e digitalização do comércio e serviços da vila de Sobral de Monte Agraço, num investimento previsto de cerca de 435 mil euros e que envolve mais de 130 estabelecimentos.
No projeto está contemplada a instalação de MUPIS electrónicos e interactivos, agregando informações sobre a agenda cultural e de eventos do bairro, sobre os lojistas e eventuais campanhas de marketing, e ainda sobre dados de monitorização ambiental, entre outras funcionalidades, potenciadas pelo reforço da rede wi-fi nos espaços públicos, como forma de capitalizar a conectividade do bairro com os seus utilizadores. A candidatura contempla ainda a instalação de outros tipos de mobiliário urbano, como cacifos inteligentes, para entrega e recolha de encomendas online.
A valorização de um marketplace está também prevista na candidatura, nomeadamente através da parceria já existente com a plataforma “compretradicional.com”, dotando os estabelecimentos de uma infraestrutura totalmente digital para transacção de produtos e serviços, combinando o offline com o online e, desta forma, aprimorando a experiência de venda e consumo de lojistas e consumidores.
No que diz respeito ainda à gestão dos espaços públicos, pretende-se que esta seja o mais eficiente possível, com a utilização de sistemas de rega e contadores de consumo inteligentes que permitam a poupança de água, utilizando-a apenas quando estritamente necessário, depois de analisadas a humidade no solo e no ar.
Com vista à modernização e requalificação urbanística prevê-se a instalação de sinalética nos estabelecimentos do Bairro Comercial Digital identificativa da tipologia dos serviços disponíveis nas imediações e conferindo-lhe uma identidade visual própria e uniforme.
Com este investimento, que conta com a parceria da CPPME, Sobral de Monte Agraço colocar-se-á na vanguarda do panorama tecnológico associado ao urbanismo e à experiência de consumo em Portugal, aproveitando a digitalização como fator promotor de qualidade de vida.
0 Comments