O Núcleo Museológico do Vinho está instalado numa antiga adega que o município reconverteu e patrimonializou com vista à preservação do testemunho cultural de uma das atividades mais emblemáticas do concelho. Ainda que o lagar de prensa de vara, na sua função original, não tenha utilização nos dias que correm, ele existe em representação de uma das formas arquitetónicas rurais mais importantes da região.
Desde 1992, o Núcleo Museológico do Vinho constitui-se como uma mostra de utensílios e alfaias agrícolas que documentam os métodos e as técnicas empregues na viticultura e na vinificação.
De caracter permanente, a pequena exposição procura, através dos objetos etnográficos expostos e do seu próprio espaço, dar a conhecer a memória daquela que fora, outrora, uma das principais atividades económicas do concelho: o cultivo da vinha e a produção de vinho. As peças da sua coleção ilustram algumas das operações desta atividade, mostrando como métodos tão artesanais, à luz da modernidade, se constituíram como autênticos inventos revolucionários para a época.