É um circuito de visita ao ar livre, situado na serra do Olmeiro, que dista 5km a sul da vila de Sobral de Monte Agraço e do Centro de Interpretação das Linhas de Torres. Integra um conjunto de trilhos que ligam entre si quatro fortes da 1.ª Linha de Defesa de Lisboa (Fortes do Alqueidão, Machado, Novo e Simplício), construídos entre 1809-10, com a principal missão de proteger a capital da invasão do exército francês.
No núcleo de apoio ao Circuito do Alqueidão deixe o carro no estacionamento e siga à descoberta do Circuito do Alqueidão, este está sinalizado com placas direcionais vermelhas e interpretativas dos locais visitáveis.
Suba pela estrada militar de acesso ao Forte do Alqueidão e calcorreie as estórias desta calçada. Concluída a subida terá uma agradável surpresa, o Forte do Alqueidão surge envolto numa paisagem imensa que se estende entre o rio Tejo e o oceano Atlântico. Marque o seu ritmo e explore o Forte do Alqueidão. Saindo do Forte do Alqueidão desça pela estrada de terra paralela à estrada militar e continue a aventura virando no primeiro entroncamento à direita, em direção aos Fortes do Simplício e do Machado.
Em cada um destes Fortes está uma placa de contexto histórico-militar informando da sua dimensão, missão, guarnição e bocas-de-fogo.
Retome o mesmo caminho em direção ao parque de estacionamento do Circuito do Alqueidão. Quando estiver de partida faça um desvio à esquerda, em direção ao Forte Novo, onde poderá avistar todo o terreno de Santo Quintino, o vale que segue de Sobral para Arruda dos Vinhos, o Tejo e outros Fortes da 1.ª Linha como o da Caneira, do Paço, do Moinho Céu e da Carvalha.