Inauguração da Escola Básica de Pero Negro
- Em 7 Janeiro, 2023
O dia 07 de janeiro de 2023, ficou marcado pela inauguração da Escola Básica de Pero Negro, equipamento moderno e funcional, com a total requalificação do anterior estabelecimento escolar, com vários ambientes de aprendizagem, com espaços funcionais e melhorados dignos dos tempos e das necessidades atuais, num investimento superior a 800 mil euros que obteve um financiamento a 85% por fundos comunitários do Centro 2020.
A Escola Básica de Pero Negro foi inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino e pela Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Dra. Isabel Damasceno.
Após o descerramento da placa inaugural, os convidados visitaram as instalações da Escola e de seguida foram proferidas algumas palavras, onde o Presidente da Câmara Municipal, referiu que esta obra é o “culminar de um objetivo que tem sido a aposta forte do Município no domínio da Educação, na melhoria das condições do processo de ensino-aprendizagem, para todos os alunos e alunas, assim como para docentes e não docentes.”
O autarca manifestou ainda o reconhecimento à Dra. Isabel Damasceno, Presidente da CCDR Centro, pela “ajuda imprescindível no concretizar de obras absolutamente estruturantes para o concelho”. Pois é pelos “Munícipes e pela melhoria da sua qualidade de vida que trabalhamos no dia-a-dia, algo que esta obra em muito irá contribuir”.
Salientou, também, todo o trabalho de acompanhamento da Sra. Vereadora Carla Alves e da sua equipa técnica da Unidade de Educação e Ação Social assim como os trabalhadores da Divisão de Obras e Urbanismo, que com “afinco, responsabilidade, empenho e dedicação possibilitaram a concretização deste projeto há muito ambicionado e desejado pelo Município”.
José Alberto Quintino termina o seu discurso dando um conselho aos alunos(as) da Escola Básica de Pero Negro que “desfrutem deste novo espaço, pois a escola é vossa e aqui vão começar a escrever o vosso futuro”.
Nas suas palavras, a Presidente da CCDR Centro, Dra. Isabel Damasceno, salientou a importância desta obra na aldeia de Pero Negro e defendeu a importância da existência de um espaço físico em boas condições para o sucesso escolar dos alunos.
Relembrou também o papel dos fundos comunitários, salientando que estas “obras são feitas graças à solidariedade e às verbas que vêm da Europa. São obras que vão sendo feitas, muitas vezes de forma discreta e colmatando lacunas fundamentais”, realçando o empenho da autarquia em garantir melhores condições aos alunos do concelho, fomentando uma escola pública de qualidade.
Estiveram ainda presentes, neste momento marcante para a comunidade educativa do concelho, o Delegado Regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) , Dr. Bruno Miguel Santos, o Presidente da Assembleia Municipal, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora da Educação e Ação Social, o Diretor do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, os Vereadores, os Presidentes das Juntas de Freguesias, o Comandante e Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sobral, dirigentes do movimento associativo do Concelho, pessoal docente e não docente, alunos e famílias.
0 Comments