Cerimónia de homenagem à memória e resistência do povo português e aos mortos da Guerra Peninsular
- Em 23 Outubro, 2023
Faz mais de 200 anos que a Praça Dr. Eugénio Dias, na época Praça Pública, foi palco de um sangrento combate na sequência da terceira invasão das tropas francesas, que tentavam ultrapassar as Linhas em direção em Lisboa.
Depois de um duro combate, casa a casa, a vila ficou nas mãos do inimigo.
Agora, na mesma praça e por ocasião do Dia Nacional das Linhas de Torres, a Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913, através dos seus grupos de recriação histórica: Guerrilha de Montagraço e Companhia de Artilharia de Sobral homenageou , uma vez mais, a memória e resistência do povo português e aos mortos da Guerra Peninsular.
Durante a cerimónia foi depositada uma coroa de flores junto à placa memorial, foram lidos trechos de textos em simultâneo com uma recriação histórica que reproduziram os acontecimentos e sentimentos que se viveram na época.
O Dia Nacional das Linhas de Torres é comemorado, desde 2014, nos vários municípios que integram a Rota Histórica das Linhas de Torres e Sobral de Monte Agraço será o anfitrião das comemorações oficiais no próximo ano de 2024.
0 Comments