Apresentação dos resultados do Projeto Itinerários Napoleónicos Portugal
- Em 19 Dezembro, 2023
No passado dia 15 de dezembro, o Palace Hotel do Bussaco recebeu a sessão de encerramento do projeto Itinerários Napoleónicos Portugal, executado ao abrigo do programa Valorizar Interior do Turismo de Portugal.
O Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Sobral de Monte Agraço, que foi parte ativa na criação de conteúdos, nas ações de capacitação e preparação de press trips terá, brevemente, disponível para os visitantes uma funcionalidade de realidade virtual ilustrativa do combate que decorreu na vila.
A iniciativa contou com as intervenções do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do Presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal, Raúl Almeida, do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão, e do Presidente da Câmara Municipal de Mealhada, António Jorge Franco, em virtude de ser o município anfitrião do evento.
Seguiu-se o secretário executivo da CIM-RC que falou acerca do investimento feito no âmbito deste projeto, que contribuiu para criar uma rede nacional de parceiros em torno de um produto turístico e cultural que promove o território, ancorado na história de Portugal enquanto testemunho de uma das maiores ofensivas que o país sofreu e cujo vídeo promocional reflete uma oferta que se pretende consolidar.
Posteriormente coube à Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) fazer um balanço muito positivo da utilização nacional do jogo de tabuleiro “Napoleão Bonaparte: o princípio do fim” durante o presente ano e da agenda comum de eventos, que teve a capacidade de reforçar a coesão entre municípios que têm património relacionado com as invasões francesas e a cooperação com as entidades regionais de turismo do Porto e Norte, Centro e Alentejo. Findo este projeto, a RHLT anunciou que no próximo ano assegurará a continuidade da agenda nacional, que se manterá semestral e bilingue.
Depois das intervenções da RHLT, foi a vez de Hélder Rocha, da empresa Unloop, apresentar as soluções tecnológicas de realidade aumentada e realidade virtual.
O Secretário de Estado, Nuno Fazenda, encerrou a sessão sublinhado que este “é um projeto de grande compromisso que junta a história e o património com o conhecimento, pois envolve investigação, para além da promoção turística que trouxe e traz”.
O projeto foi gerido financeiramente pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e concretizado por um consórcio composto pelos municípios de Almeida, Elvas, Mealhada, Mortágua, Penacova e pela Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, que integra os municípios de Arruda dos Vinhos, Bombarral, Loures, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
0 Comments