Histórias e Memórias dos Sobralenses
- Em 10 Fevereiro, 2024
A assinalar o contributo do dia 10 de fevereiro de 1887 para a história e identidade local – data em que a sede do concelho de Arruda dos Vinhos é transferida para a vila de Sobral dando, assim, início ao processo de restauração do concelho de Sobral de Monte Agraço, concluído em 1890 – o município torna público os resultados do projeto “Sobral de Monte Agraço, suas histórias e memórias”.
Baseado no conceito de “Biblioteca Humana”, este projeto promoveu quatro sessões temáticas (Festas, Feiras e Espaços de Sociabilidade, Expressões Artísticas e Culturais, Medicina Tradicional e Cuidados de Saúde e Movimentos de Resistência e Guerra Colonial), que decorreram, entre outubro e dezembro passados, no Auditório Municipal, e contou com a partilha de memórias de vários sobralenses.
As memórias, narradas na primeira pessoa, são testemunhos preciosos que importam salvaguardar e registar como parte da herança cultural coletiva do concelho. O trabalho de recolha, registo e edição das memórias contou com a colaboração da Memoriamedia, e-Museu do Património Cultural Imaterial e está agora disponível para visualização pública aqui: https://memoriamedia.pt/index.php/memorias-do-sobral.
0 Comments