As muitas facetas dos Itinerários Napoleónicos …ou porque é o 13 um número de sorte
- Em 18 Abril, 2024
O 12 é por vezes considerado um número de perfeição e de encerramento de ciclos (há 12 meses num ano, 12 deuses do Olimpo, 12 constelações). Talvez por isso o número que se lhe sucede, o 13, pareça uma carta fora do baralho – embora num baralho de cartas existam 13 de cada naipe. Na Índia, dir-lhe-ão talvez que o 13 é um número de justiça, benfazejo para quem haja levado uma vida boa. E em Portugal, quem dirá que tirar um 13 no Totobola é um azar dos diabos?
13 é o número de municípios que, por terem uma história marcada pelos acontecimentos da era Napoleónica, integram os Itinerários Napoleónicos, um programa de inovação da oferta turística do qual o município de Sobral de Monte Agraço faz parte, ou não fosse o Forte do Alqueidão o coração da Primeira Linha de defesa de Lisboa e suficientemente robusto para intimidar as tropas francesas e colocar um “ponto final” no combate de Seramena, ocorrido a 14 de outubro de 1810 – a derradeira tentativa napoleónica de aproximação à barreira defensiva das Linhas de Torres.
Os Itinerários Napoleónicos acabam de lançar um vídeo promocional realçando 13 das muitas facetas de um itinerário paisagisticamente fascinante, rico em História e culturalmente diversificado, a que pode assistir aqui https://youtu.be/1hmLxTnV5Gk
A sorte procura-se. Visite um dos 13 municípios dos Itinerários Napoleónicos – e se for numa sexta-feira, tanto melhor: afinal, o dia que anuncia o fim de semana só pode ser de bom agoiro.
0 Comments