Jean, John e João: juntos na Feira do Livro de Lisboa
- Em 17 Junho, 2024
No passado dia 15 de junho, a Feira do Livro de Lisboa foi palco da apresentação do recém-publicado livro “Jean, John e João”. A obra infanto-juvenil, que está a encantar pequenos e graúdos, narra vários episódios da terceira invasão francesa a Portugal, destacadas pelas aventuras de um francês (Jean), de um inglês (John) e de um português (João).
A Praça Amarela foi o cenário deste evento literário, reunindo o autor Ricardo Henriques, o ilustrador André Letria, da Pato Lógico Edições, e um representante da Rede de Bibliotecas Escolares. A apresentação ganhou vida com a participação dos grupos de recriação histórica Guerrilha de Montagraço e Companhia de Artilharia de Sobral, proporcionando uma imersão única ao público presente.
“Jean, John e João” é um projeto da Rota Histórica das Linhas de Torres e está agora disponível para os leitores que desejam explorar este período histórico fascinante. No livro também vai encontrar a origem de expressões tão populares como “Ficar a ver navios”, “Ir de armas e bagagens” e “Viver à grande e à francesa”.
O município que se envolveu para tornar realidade este projeto, congratula-se com o eco positivo que o livro está a ter junto de crianças, famílias e escolas.
A 94.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, realizada entre 29 de maio e 16 de junho, no Parque Eduardo VII, trouxe várias novidades. Este ano, a feira antecipou a abertura para as famílias, ampliou os espaços de apresentação de livros, e melhorou as acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, além de oferecer novos serviços de apoio aos visitantes.
Com centenas de marcas editoriais representadas por 140 participantes e distribuídas por 350 pavilhões, a feira teve uma programação diversificada que incluiu lançamentos de livros, sessões de autógrafos e concertos todas as sextas-feiras à noite, no Auditório Norte.
A apresentação de “Jean, John e João” foi um dos destaques deste evento, reafirmando a importância da história e da cultura na vida contemporânea e celebrando a rica herança histórica, mas também literária de Portugal.
0 Comments