12ª Marcha dos Fortes
- Em 19 Outubro, 2016
Realizou-se no passado dia 15 de Outubro a grande festa dos Caminheiros da região de Lisboa que aceitam percorrer mais de 40 km em 12 horas.
A marcha partiu às 7h00 da Quinta do Vale do Corvo (Turcifal) na base da Serra do Socorro, local que serviu de quartel-general ao 2º comandante do exército britânico da Península – o General Sir Brent Spencer.
Os participantes chegaram ao cume da Serra do Socorro, a tempo de assistir ao nascer do dia. A Serra do Socorro foi o posto central de comunicações criado por Wellington e utilizado, pela primeira vez, em 1810 aquando das Invasões Francesas.
O percurso desenvolveu-se pelas cumeadas e vales onde invasores franceses e aliados se cruzaram e que proporcionaram aos participantes a beleza dos grandes horizontes e da ruralidade da zona Oeste.
Os caminhantes passaram por vários locais que constituem as Linhas de Torres: Serra do Socorro, Forte Grande da Enxara, Forte Pequeno da Enxara, Forte do Alqueidão, Forte da Carvalha e Forte do Arpim, terminando em Bucelas.
À passagem pelo Forte do Alqueidão, a Marcha foi tomada de assalto pela “Guerrilha de Montagraço”, grupo de recriação histórica pertencente à Associação de Cultura e Recreio 13 de setembro de 1913, que montou acampamento no Núcleo de Apoio ao Visitante e presenteou os caminheiros com uma Contradança da Época. Ainda no Núcleo de Apoio ao Visitante, foi servido o almoço pelo Grupo de Danças e Cantares do Concelho de Sobral de Monte Agraço.
A 12ª MARCHA dos FORTES é uma Organização do Clube de Actividades de Ar Livre – CAAL, do Município de Loures e da AMPCTV, atravessou os Concelhos de Torres Vedras, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos e Loures contou com o apoio dos Municípios de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, e das Juntas de Freguesia de Santo Quintino, Bucelas e S.Tiago dos Velhos. Juntam-se também à iniciativa a Quinta do Vale do Corvo e a Revista Itinerante.
0 Comments