Sobral de Monte Agraço, Cidade Educadora
- Em 7 Novembro, 2016
O Município de Sobral de Monte Agraço aderiu, durante o ano 2016, à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras e à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).
Esta organização desenvolve a sua atividade com o objetivo de dar corpo a projetos que visem melhorar a qualidade de vida de todos quantos vivem e participam no processo de desenvolvimento social de Sobral de Monte Agraço. São exemplos de projetos já implementados, o Baú Mágico da Biblioteca Municipal (dirigido às crianças da educação pré-escolar e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico), as Atividades de Enriquecimento Curricular para todas as crianças que frequentam as escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho, Loja Solidária, Clube Sobral Sénior, entre outros exemplos que não se limitam à área da Educação, mas que nas mais diversas áreas de atuação do Município tem por objetivo o garante da igualdade de oportunidades.
Sobral de Monte Agraço, enquanto Cidade Educadora, pretende, através da partilha de experiências com outras cidades educadoras, abrir a sua experiência ao mundo, assim como acolher os ideais que norteiam projetos de referência desenvolvidos por municípios pertencentes à rede.
Neste sentido, o Município de Sobral de Monte Agraço esteve presente no Encontro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, em Ponta Delgada, no passado dia 4 de novembro e foi representado pela Senhora Vereadora da Educação, que apresentou dados sobre Sobral de Monte Agraço.
Neste Encontro, os 33 Municípios que integram a RTPCE, elegeram uma nova Comissão de Coordenação e novo Conselho Executivo para a Rede. Debateu-se, entre outros assuntos, questões relacionadas com o Dia Internacional das Cidades Educadoras, o VIII Congresso Nacional a realizar na Guarda em 2017 e Congresso Internacional em Cascais 2018.
0 Comments