Visionários de Espetadores a Programadores
- Em 8 Novembro, 2017
Em outubro de 2017 a Artemrede avançou com o primeiro grupo de Visionários portugueses. Esta iniciativa de desenvolvimento de públicos, inspirada no projeto italiano Visionari é transversal a vários associados, assumindo contornos ligeiramente diferentes em municípios de diferentes escalas.
Visionários propõe um novo modelo de aproximação entre espetadores, artistas e instituições culturais. Subjacente a ela está a criação de uma plataforma de debate que fomenta a livre expressão, a aprendizagem informal e o empoderamento do espectador, que abandona o seu papel tendencialmente passivo para participar ativamente nos processos de programação.
QUEM QUER SER UM VISIONÁRIO?
Se vives no município de Sobral de Monte Agraço, tens mais de 16 anos e disponibilidade para dedicar-te ao novo projeto da Artemrede, podes fazer parte do grupo dos Visionários.
QUEM SÃO OS VISIONÁRIOS?
Os visionários são espectadores que aceitam o desafio de escolher uma parte da programação cultural do seu concelho.
QUE FORMAÇÃO OU COMPETÊNCIAS ESPECIAIS SÃO NECESSÁRIAS PARA SE SER UM VISIONÁRIO?
Nenhumas. A ideia, precisamente, é que os Visionários não sejam profissionais das artes, mas simplesmente pessoas curiosas e interessadas pelo meio artístico, que queiram partilhar a sua opinião participando de forma mais ativa na oferta cultural do concelho.
COMO FUNCIONA?
Vamos em conjunto escolher 3 espetáculos para integrar a programação do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, promovido pela Artemrede, em vários municípios, incluindo Sobral de Monte Agraço. Para isso, convidamos-te a participar em 5 encontros, entre novembro e março, onde através da visualização de vídeos iremos debater e selecionar as propostas artísticas.
QUANDO É O 1º ENCONTRO?
Dia 18 de novembro, às 16h00, no Auditório Municipal.
Se estás interessado envia os seguintes dados* (nome | telemóvel | email
| data de nascimento | profissão) para o email: cineteatro@cm-sobral.pt
0 Comments