MUNICÍPIO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO APROVA GRANDES OPÇÕES DO PLANO E ORÇAMENTO MUNICIPAL PARA 2018
- Em 3 Janeiro, 2018
No passado dia 21 de dezembro a Assembleia Municipal aprovou um dos principais instrumentos da gestão municipal, as Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento Municipal (OM), para o ano 2018, que apresentam um valor global de 10 047 272 €.
Estes documentos previsionais consagram as orientações políticas fundamentais, a estratégia de desenvolvimento local, assim como as principais ações, programas e projetos que o município pretende implementar ou dar continuidade, no início de um novo ciclo autárquico.
As GOP e o OM incorporam uma estratégia de desenvolvimento organizado em função da promoção da sustentabilidade local, do incremento da igualdade de oportunidades e da atratividade e competitividade do território, como fatores que contribuem positivamente para a afirmação do concelho.
Neste sentido, destaca-se um conjunto de ações no âmbito cultural, nomeadamente no que respeita à promoção e valorização do património cultural e turístico, no apoio ao movimento associativo e na promoção de estilos de vida saudáveis. De salientar ainda, o inequívoco, e sempre presente, apoio às escolas do concelho, assim como uma aposta renovada na recolha e seleção dos resíduos sólidos urbanos.
A melhoria das infraestruturas do concelho continuará ser uma prioridade pelo que serão materializadas as candidaturas ao Programa Financeiro Portugal 2020, com especial enfoque para a área da regeneração urbana e no âmbito da eficiência energética.
Sinergias e parcerias com entidades locais, regionais e nacionais encontram-se igualmente contempladas com vista à continuação do desenvolvimento de uma estratégia de promoção do concelho e das nossas potencialidades, atendendo a uma maior dinamização do tecido empresarial local.
Foi ainda reforçada a cooperação entre o Município e as Freguesias, materializada em protocolos de delegação de competências que contemplam um reforço dos meios humanos, logísticos e financeiros. Com esta medida pretende-se reforçar a operacionalidade e eficácia na intervenção de proximidade.
Outras opções essenciais encontram-se espelhadas nas GOP e no OM, documentos que foram elaborados tendo como ponto essencial as reais necessidades da população, para um serviço público municipal de qualidade.
Pode ler-se na introdução do senhor Presidente da Câmara Municipal, Eng.º José Alberto Quintino: “Podem contar com o município de Sobral de Monte Agraço para consolidarmos o aprofundamento da democracia e da cidadania. Os nossos recursos, potencialidades e capacidade de atração, enquanto território, demonstram que as políticas locais trilham um caminho seguro, sustentável e promissor”.
0 Comments