Abertura das Comemorações dos 500 anos do Foral para Montagraço
- Em 3 Janeiro, 2019
No passado dia 20 de dezembro teve lugar no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço a cerimónia de abertura das Comemorações dos 500 anos do Foral, que contou com a apresentação do consagrado ator Heitor Lourenço.
Foi a 20 de dezembro de 1518, que o rei D. Manuel I atribuiu o Foral para Montagraço.
Celebrar esta data é determinante para a afirmação da autonomia do concelho de Sobral de Monte Agraço, construída ao longo destes cinco séculos, como uma história e cultura muito própria.
Conhecer ou (re)visitar o passado é estimular a memória e a identidade de ser sobralense, é dotar-nos de ferramentas no presente e prepararmos melhor o futuro.
O Presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino, abriu a cerimónia salientando que, “o município está a desenvolver um programa que decorrerá durante todo o ano de 2019. Todos os meses terá lugar um evento artístico ou cultural que nos contará mais acerca do Foral, da história local, do rei D. Manuel, da sociedade da época – seus usos e costumes – da música, do teatro, de outras formas de arte e expressão e da interculturalidade trazida para a Europa pelas aventuras da expansão marítima portuguesa”.
Dirigida a vários públicos, o município colocou também grande empenho em construir uma oferta significativa para o público escolar e pré-escolar.
O Presidente da Câmara Municipal acrescentou ainda que “ congregar as forças vivas da nossa comunidade nestas comemorações é para nós fundamental e o objetivo primordial deste programa. Associações, escolas, instituições, comunidade em geral, são todos bem-vindos a participar não apenas como público, mas também como atores criativos”.
De seguida foram apresentados os elementos que constituem a Comissão de Honra e Comissão Científica das Comemorações.
A Comissão de Honra é composta por representantes de instituições-chave do nosso concelho e por pessoas cujo interesse, conhecimento e envolvimento com este tema é fundamental para o aprofundamento da herança social, histórica e cultural e para a sua divulgação junto da comunidade em que se inserem.
A Comissão Cientifica é constituída por duas personalidades que são, certamente, mais-valias para a boa concretização do programa comemorativo, pelo seu profundo conhecimento e experiência nas áreas da investigação, das artes e da comunicação.
Após a entrega do diploma de compromisso, pelo Presidente da Câmara, a todos os elementos das respetivas Comissões, interveio o Presidente da Comissão de Honra, o Comendador António Lopes Bogalho.
A Chefe de Divisão de Educação, Cultura e Ação Social, Dra. Julia Leitão, apresentou em linhas gerais o programa comemorativo dos 500 anos do Foral para Montagraço, que irá decorrer durante todo o ano de 2019.
Esta cerimónia foi agraciada pela participação especial da famosa atriz Helena Isabel, que com grande profissionalismo que a carateriza, declamou de uma forma sublime poemas de Carlos Morais e Carlos Ribeiro, poetas locais.
A cerimónia solene terminou com o concerto Cantus Manuelinus por Vox Angelis, que interpretaram obras da época manuelina.
Por fim foi entregue a todos os participantes o programa das Comemorações dos 500 anos do Foral bem como uma caixa de bombons de fabrico artesanal, confecionados por Marta Meliciano, artesã do concelho.
0 Comments