Academia da Mobilidade criada em Sobral de Monte Agraço
- Em 18 Dezembro, 2017
Município de Sobral de Monte Agraço e Ministério da Saúde criam Academia da Mobilidade, visando a melhoria da saúde através de uma mudança de paradigma com o investimento em medidas de promoção da saúde.
Foi assinado um protocolo entre o Município de Sobral de Monte Agraço e a ARSLVT, IP, através do Agrupamento de Centros de Saúde OesteSul com o objetivo de adotar estratégias que promovam a autonomia, a participação social, a qualidade de vida das pessoas e a garantia da saúde através do exercício físico, contribuindo para a melhoria do estado de saúde e da qualidade de vida da população. Nesta cerimónia realizada a 15 de dezembro, participaram, para além do presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino e o Dr. António Martins responsável pelo ACES Oeste Sul, os vereadores Luís Soares e Carla Alves, bem como as Enfermeiras Helena Relvão e Sandra Ferrador.
Este projeto é constituído por um professor de educação física, a enfermeira especialista em enfermagem de reabilitação, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista e assistente técnico.
São destinatários deste programa os utentes inscritos nos Centros de Saúde de Sobral de Monte Agraço, referenciados clinicamente com grau de dependência ligeira e moderada e algumas patologias, designadamente, cardiovasculares (AVC, hipertensão), respiratórias, metabólicas, osteoarticulares, neurológicas, excesso de peso e depressão.
Consideramos de extrema relevância a implementação da Academia da Mobilidade de Sobral de Monte Agraço, na promoção da saúde e na implementação de rotinas saudáveis, nomeadamente: incentivar o exercício físico, aumentar a mobilidade e funcionalidade dos utentes, aumentar a resistência cardiovascular, combater o sedentarismo, melhorar a saúde física e psicológica, contribuir para a melhoria do controlo do peso, diabetes e pressão arterial, prevenir as doenças cerebrovasculares e intervir nas sequelas do AVC através da reabilitação física e motora, aumentar a literacia em saúde e, ainda, promover o autocuidado e o autocontrolo.
0 Comments