Cine-Teatro recebe a Banda de Música da Força Aérea
- Em 11 Outubro, 2019
A Banda de Música da Força Aérea foi criada em 1957 e é atualmente considerada como um órgão titular de Coronel Aeronáutico, distintivo privativo da Força Aérea que com ele caracteriza todas as suas Unidades. No seu Brasão de Armas ostenta como divisa: “ SERVINDO COM ENGENHO E ARTE “.
Ao longo da sua existência, vários concertos comprovam o nível eminentemente solístico, artístico e técnico dos Instrumentistas e a dignidade da direção dos seus Maestros. Atualmente o Maestro titular é o Major António Rosado assistido pelos Maestros Capitão Rui Silva e Alferes Artur Rouquina.
Pela forma exemplar e altamente profissional como os seus elementos têm cumprido as missões atribuídas, desde que foi criada, foi a Banda condecorada, em 1997, com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.
Constituída na sua maioria por executantes de primeiro plano, a Banda corresponde às inúmeras solicitações que lhe são dirigidas para atuações de diversa índole. Para além das missões de natureza marcadamente militar (Guardas de Honra, Paradas e outras), muitos êxitos tem obtido, interpretando obras de autores mundialmente consagrados, em concertos do mais alto nível, no Continente, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e ainda no Estrangeiro em representação nacional, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Luxemburgo.
Nas suas deslocações pelo país e estrangeiro, tem a Banda contribuído como elemento cultural para o enriquecimento de todo o meio musical português, prestigiando a Força Aérea, as Forças Armadas e Portugal.
Sobral de Monte Agraço não foi exceção e, no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral para Montagraço, recebeu no Cine-Teatro, no passado dia 5 de outubro (dia comemorativo da implantação da república e dia mundial dos professores), a Banda da Força Aérea para mais um magnífico espetáculo musical.
0 Comments