Conselho Local de Adaptação às Alterações Climáticas de Sobral de Monte Agraço reuniu no Auditório Municipal
- Em 26 Outubro, 2022
Decorreu ontem, no Auditório Municipal, o Conselho Local de Adaptação às Alterações Climáticas de Sobral de Monte Agraço, uma iniciativa integrada no âmbito do Projeto Oeste Adapta, da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), financiado pelo EEA Grants, tendo contado com a presença e contributo de mais de 30 participantes.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, Luís Soares, abriu a sessão, realçando a importância de consciencializar para as causas das alterações climáticas, que mais do que nunca, exigem respostas prontas e uma gestão mais racional dos recursos disponíveis.
De seguida, tomou a palavra o Secretário-Executivo da OesteCIM, Paulo Simões, que destacou a necessidade fundamental de escutar as forças vivas dos territórios para a elaboração das estratégias locais de adaptação climática.
Os trabalhos tiveram início com a apresentação “Alterações Climáticas e Plano Adaptativo no Oeste”, por Gonçalo Caetano, do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, a que se seguiu a apresentação “Riscos e Vulnerabilidades Locais”, por Margarida Nobre, da Divisão de Obras, Urbanismo e Ambiente do Município de Sobral de Monte Agraço.
Após um breve momento de coffee-break, os participantes reuniram-se em mesas redondas para debater acerca dos temas abordados durante o primeiro momento da sessão, tendo apresentado as suas conclusões e sugestões de ação de seguida.
No encerramento, o Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço enalteceu o esforço conjunto de todos para fazer face a uma temática que não é mais futuro, mas sim, e cada vez mais, assunto do presente, lançando o repto de que é necessário agir imediatamente.
0 Comments