Conversar Abril… na Primeira Pessoa no Clube Recreativo de Sapataria
- Em 8 Abril, 2025
No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Município de Sobral de Monte Agraço, em colaboração com a Memória Imaterial CRL, desenvolveu um projeto dedicado à produção do documentário “Conversar Abril… na Primeira Pessoa”. Esta iniciativa teve como objetivo recolher testemunhos de habitantes locais sobre a vida antes da Revolução dos Cravos e as transformações políticas e sociais que marcaram o período pós-revolução. O foco principal foi a preservação da memória oral deste momento crucial da História de Portugal, sublinhando o papel e o impacto de Sobral de Monte Agraço nestes acontecimentos.
No dia 4 de Abril, o Clube Recreativo de Sapataria Sapataria foi cenário do último evento do ciclo “Conversar Abril… na Primeira Pessoa”, que contou com a participação entusiástica de pessoas de várias idades. Os participantes destacaram a importância dos relatos partilhados sobre o período antes e depois do 25 de abril.
O Presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino, expressou a sua gratidão a todos os que contribuíram com os seus valiosos testemunhos, tendo distribuído cópias do documentário aos intervenientes neste projeto.
José Alberto Quintino enfatizou a relevância desses testemunhos e o objetivo do documentário, que é preservar a memória histórica e incentivar a reflexão sobre o impacto da Revolução dos Cravos.
O documentário está já disponível online, no link https://memoriamedia.pt/index.php/conversas-de-abril, acessível a todos os que desejarem ter contacto com estes valiosos testemunhos de sobralenses.
0 Comments