COVID-19 – Ponto de Situação no Concelho
- Em 21 Março, 2020
Perante a situação excecional que todos enfrentamos de proliferação de casos de contágio de COVID – 19, tornou-se necessário tomar medidas, nomeadamente, a ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, para que todos juntos possamos controlar esta situação de evolução epidemiológica, sendo imprescindível o empenho e a responsabilidade de todos os cidadãos a fim de minimizar o impacto da pandemia COVID-19 na nossa sociedade.
Neste sentido, foi criada uma Comissão Municipal da Proteção Civil, onde estão representadas várias entidades do concelho (Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, Junta de Freguesia de Santo Quintino, Junta de Freguesia de Sapataria, Junta de Freguesia de Sobral de Monte Agraço, Delegação de Saúde do ACES Oeste Sul, Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço e Guarda Nacional Republicana) que, em conjunto agem de forma coesa e responsável reforçando medidas que procuram combater a propagação do contágio do novo coronavírus.
Por dever de informação e transparência, com vista ao esclarecimento da população, informo das medidas de mitigação já efetuadas e/ ou a decorrer no concelho de Sobral de Monte Agraço:
o Publicação de cinco avisos à população (com diversas medidas aplicadas)
o Publicação de três comunicados à população
o Montagem de enfermaria de contenção I em Sobral de Monte Agraço
o Montagem de enfermaria de contenção II em Pêro Negro
o Aquisição de equipamentos de proteção individual para trabalhadores
o Campanha de desinfeção/higienização das ruas por todo o concelho (a decorrer)
o Isenção de pagamento das taxas de estacionamento
o Implementação da linha de Apoio Social, (apoio psicossocial e aquisição e entrega de compras e medicamentos)
Mais informo que, com base na informação da Senhora Delegada de Saúde do ACES Oeste Sul à data, no concelho de Sobral de Monte Agraço existe uma pessoa em isolamento com vigilância ativa e nenhum caso confirmado (com resultado laboratorial positivo).
Tendo em conta que o coronavírus veio para se tornar uma ameaça à saúde pública, uma ameaça à economia e às práticas básicas de higiene, é importante que se adote medidas de autoproteção, tais como:
o Lavagem frequente das mãos com água e sabão ou com soluções à base de álcool.
o Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir.
o Utilizar um toalhete de uso único para conter as secreções respiratórias, o qual deve ser prontamente eliminado num contentor de resíduos próximo.
o Em alternativa poderá tossir ou espirrar para o braço/manga evitando a dispersão de partículas, e a consequente contaminação das mãos.
o Higienizar as mãos após contacto com secreções respiratórias.
o Evitar tocar nas mucosas dos olhos, boca ou nariz.
o Evitar contacto com pessoas com infeção respiratória.
o Evitar partilha de objetos de uso pessoal e comida.
o Na presença de sintomas de tosse, febre ou dificuldade respiratória conjugado com regresso recente de áreas com transmissão comunitária ativa do COVID-19 ou contacto com um doente infetado, deve ligar para a Linha SNS 24 – 808 24 24 24.
o Manter pelo menos 2 metros de distância em relação a outras pessoas, principalmente daquelas que apresentam sintomas de tosse ou febre.
o Reduzir ao mínimo a permanência em locais públicos muito frequentados.
o Estar atento às informações da Direção Geral de Saúde e às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.
Apelo para que seja mantida a serenidade, o sentido cívico e solidariedade de todos os sobralenses, pois juntos ultrapassaremos este momento difícil. Mantenham-se informados e sigam as recomendações da Direção – Geral de Saúde.
Fique em casa, não seja indiferente a esta situação. Dependemos uns dos outros.
Conto convosco como sabem que podem contar sempre comigo!
O Presidente da Câmara Municipal
José Alberto Quintino
0 Comments