Dia AgIR – Plano de Ação para Gestão das Águas Residuais Industriais na Região da Grande Lisboa e Oeste
- Em 17 Novembro, 2022
O Município de Sobral de Monte Agraço e a empresa Águas do Tejo Atlântico, S.A. (AdTA), enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste, estão comprometidos em executar o Plano de Ação para a Gestão das Águas Residuais Industriais na Região da Grande Lisboa e Oeste (AgIR).
Este plano contempla diversas linhas de ação, assentes em novas abordagens e práticas de proximidade para garantir uma maior eficiência na gestão e na operação das afluências industriais e dos processos de produção.
Para esse trabalho de proximidade, a AdTA e o Município de Sobral de Monte Agraço, que foi selecionado para o efeito numa primeira fase deste plano, têm assim ao dispor das indústrias localizadas na região uma equipa de especialistas que pode trabalhar com as empresas para avaliar os seus processos de pré-tratamento, identificando também as fases do processo produtivo, contribuindo também com outras medidas (energia, resíduos) para melhorar o desempenho ambiental das indústrias.
Para esse efeito, e de forma a otimizar a oportunidade e os contactos diretos com as Unidades Industriais integradas na área do Município, foi realizado no passado dia 11 o evento Dia AgIR, com a participação da Águas do Tejo Atlântico, dos responsáveis do Município e de representantes de Indústrias Relevantes para a implementação deste projeto.
O evento Dia AgIR teve como principais objetivos a apresentação do Plano de Ação e das oportunidades para as Indústrias, a apresentação da Equipa Técnica AgIR e da metodologia de desenvolvimento de trabalho e a marcação de Visitas Técnicas às Unidades Industriais.
Destacamos que o Plano AgIR, desenvolvido em parceria com os municípios e os agentes económico, é a oportunidade para adotar soluções, processos e práticas mais sustentáveis e mais circulares, contribuindo para o desenvolvimento económico e ambiental das regiões, fortalecendo, assim, a competitividade do território.
0 Comments