Dia Nacional das Linhas de Torres comemorado em Sobral de Monte Agraço
- Em 21 Outubro, 2022
O Dia Nacional das Linhas de Torres, que se celebrou ontem, 20 de outubro, foi assinalado em Sobral de Monte Agraço, na Praça Dr. Eugénio Dias, com uma Cerimónia de Homenagem ao Povo Português, em que foi depositada uma coroa de flores junto da placa evocativa do esforço do povo português na construção dos Fortes e Redutos das Linhas de Torres Vedras, organizada pelos grupos de recriação histórica Guerrilha de Montagraço e Companhia de Artilharia de Sobral.
De seguida, foram declamados poemas e trechos de textos da época a enaltecer o esforço e a valentia de todos os que colaboraram na construção das Linhas de Torres, seguidos da intervenção da Presidente da Associação Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913, Sónia Ribeiro.
O Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, José Alberto Quintino, reforçou o empenho do Município em valorizar e divulgar o património das Linhas de Torres e das Invasões Francesas, procurando consolidar o trabalho em rede com parceiro públicos e privados de forma a oferecer experiências atrativas na região, que façam o turista permanecer mais dias e desejar voltar.
Após as intervenções, o Presidente da Câmara Municipal convidou os presentes no Auditório Municipal a assistir ao documentário “The Making of Wellington: The Lines of Torres Vedras”, da autoria e realização de Mike Loades, do canal History Hit, e que contou com o apoio do Centro de Interpretação das Linhas de Torres e do Município de Sobral de Monte Agraço nas gravações e com a participação dos grupos de recriação histórica Guerrilha de Montagraço e Companhia de Artilharia de Sobral, e ainda com o Grupo de Voluntários Civis de Mafra.
O Presidente da Câmara Municipal agradeceu a todos os que contribuíram para a realização deste documentário, que será mais um impulso para a promoção do património das Linhas de Torres além fronteiras.
A sessão em Sobral de Monte Agraço terminou com um Brinde de Honra às Linhas, com produtos gastronómicos, que por si só tinham estórias para contar, confecionado por Moinhos da Capucha.
Durante a tarde, a Cerimónia da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT), que este ano decorreu em Loures, foi marcada pela atribuição dos Prémios Wellington Honour, que distinguiram a Associação Cabra Cega, sediada em Sobral de Monte Agraço, na categoria de Acessibilidade e Inclusão, pelo seu papel na luta contra os estigmas associados à deficiência visual e por uma sociedade que se quer cada vez mais solidária, bem como pela consultadoria à acessibilidade dos equipamentos turístico-patrimoniais das Linhas de Torres. O prémio foi entregue pelo Presidente da RHLT, José Alberto Quintino, ao Presidente da Associação Cabra Cega, Pedro Nogueira.
Nas restantes categorias os vencedores foram:
- Ambiente e Sustentabilidade: Festival Internacional do Ouriço-do-Mar
- Cultura e Criatividade: AREPO – Companhia de Óperas e Artes Contemporâneas
- Desporto e Aventura: Linhas de Torres Running Challenge
- Promoção e Divulgação: Associação Napoleónica Portuguesa.
O Presidente da Direção da RHLT felicitou todos os distinguidos pelo trabalho desenvolvido.
No oitavo ano em que se assinala o Dia Nacional das Linhas de Torres, nunca é demais destacar que esta efeméride foi um passo importante no reconhecimento da importância das Linhas de Torres como ponto de viragem na história das campanhas napoleónicas, assumindo grande relevo quer para a História de Portugal quer para a História da Europa.
0 Comments