Farinha do mesmo saco foi o mote para conjunto de atividades da Biblioteca Municipal
- Em 18 Maio, 2022
No dia 17 de maio realizou-se um conjunto de iniciativas sob o lema “Farinha do mesmo saco”, resultante de uma parceria entre o Município de Sobral de Monte Agraço, através da Biblioteca Municipal e da Unidade de Educação e Ação Social, e a Memoria Imaterial – Cooperativa Cultural – CR.
Decorreram três sessões de “Contos da Moenda”, dinamizadas por António Fontinha, que explorou o património oral e o saber-fazer dos moinhos e azenhas, além de todo o universo que envolve este tema. As sessões decorreram na Comunidade Vida e Paz, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Sobral de Monte Agraço e no Auditório Municipal, especialmente direcionadas para seniores, e que foram acompanhadas pela Vereadora da Ação Social, Carla Alves.
As sessões foram muito dinâmicas e houve muita partilha de pequenas histórias e adivinhas por parte do público, algumas que se revelaram verdadeiras surpresas mesmo para um contador tão experiente e conhecedor como António Fontinha, fundador do movimento de novos narradores em Portugal.
No final da tarde decorreu no Auditório Municipal um sarau com leitura de um texto inédito, “Moenda”, sobre moinhos e moleiros, de Isabel Fernandes Pinto, acompanhada musicalmente por Joaquim Pavão.
Foi um momento único, de grande expressividade, a partir do qual todos os presentes puderam recordar momentos vividos outrora por terem ligações aos moinhos, ou ficarem a conhecer mais sobre estas vivências do nosso passado.
Após a apresentação foi dada a palavra a todos os presentes, sendo que foram vários os que se quiseram pronunciar sobre a experiência ali vivida, assim como, em alguns casos, da sua experiência com moinhos, moleiros e todo esse fascinante mundo.
0 Comments