O Gabinete Técnico Florestal (GTF) de Sobral de Monte Agraço iniciou a sua atividade em Janeiro de 2007, na sequência do protocolo celebrado entre o Município de Sobral de Monte Agraço e a Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF).
Assembleia Municipal
Câmara Municipal
Freguesias
Concelho
Publicações
Empreendedorismo
Ação Social
Cultura
Educação
Desporto
Desfrutar da Beleza
Descobrir Sobral de Monte Agraço
A não perder em Sobral…
Promover para usufruir
Ambiente
Urbanismo
Gabinete Veterinário
Proteção Civil
Águas e Saneamento
O Gabinete Técnico Florestal (GTF) de Sobral de Monte Agraço iniciou a sua atividade em Janeiro de 2007, na sequência do protocolo celebrado entre o Município de Sobral de Monte Agraço e a Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF).
Definidas pelo Artigo n.º 2 da Lei n.º 20/2009, de 12 de Maio
No âmbito das atribuições acima enunciadas, o principal objetivo do GTF é apoiar a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR) e as suas principais funções são:
Durante o período crítico é absolutamente proibido:
Fora do período crítico é possível a realização de queimadas ou fogos controlados:
O período crítico é definido anualmente em Portaria do Diário da República.
Pode consultar o índice de risco de incêndio AQUI.
Gabinete Técnico Florestal
Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço
Presencial
Telefónico
O Município de Sobral de Monte Agraço, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, que inclui o Gabinete Técnico Florestal, elaborou e aprovou o Programa Municipal de Execução (PME) de Gestão Integrada de Fogos Rurais, que visa transpor para o nível municipal o Programa Sub-Regional de Ação do Oeste (PSA-Oeste).
O PME de Sobral de Monte Agraço obteve parecer favorável da Comissão Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Oeste, em 29 de novembro de 2024, tendo sido aprovado em reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Óbidos (CMGIFR), nos termos da legislação aplicável, em 13 de dezembro de 2024.
O Programa Municipal de Execução (PME) propõe as ações a executar no Município, com previsão e planeamento das intervenções de diferentes entidades, em todas as fases da cadeia de processos do Sistema Gestão Integrada Fogos Rurais (SGIFR).
O PME de Sobral de Monte Agraço foi elaborado, internamente, pelos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Gabinete Técnico Florestal, com os contributos das entidades com assento na CMGIFR – Comissão Municipal de Gestão Integrada Fogos Rurais de Sobral de Monte Agraço.
O anterior Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI) de Sobral de Monte Agraço é agora substituído pelo Programa Municipal de Execução (PME), que será revisto anualmente.
PROGRAMA SUB-REGIONAL DE AÇÃO DE GESTÃO INTEGRADA DE FOGOS RURAIS DO OESTE