Foral Literário
- Em 3 Maio, 2019
No dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, o grupo de Artes Cénicas do Clube Sobral Sénior Ativo, o Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral e o grupo de teatro e dança T-Danos abraçaram o desafio lançado pelo Município, para a articulação da comemoração do Dia da Poesia e dos 500 anos do Foral a Montagraço, e levaram à cena o espetáculo Foral Literário.
Numa viagem pelo tempo, avó e neta, personagens desta peça, apresentaram a história da formação do concelho de Sobral de Monte Agraço, até à atualidade.
Na corte de D. Manuel I foram apresentadas danças da época, assim como declamados textos de poetas e poetisas da época. Personalidades da época quinhentista marcaram presença, como D. Manuel I, D. Leonor, Arcebispo de Évora, Luís de Camões, Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, Gil Vicente e Garcia de Resende, envolvendo o público no período histórico de atribuição do Foral a Sobral de Monte Agraço.
Outros ilustres poetas e poetisas, como Fernando Pessoa, António Maria Bocage, Florbela Espanca, Sophia de Melo Breyner e Miguel Torga, estiveram igualmente presentes, não esquecendo os autores sobralenses como Carlos Morais, Delfina Cunha e Carlos Ribeiro, e os seus textos alusivos ao Sobral e suas gentes.
A acompanhar as declamações de poemas, foram igualmente apresentadas composições musicais atuais por um grupo de jovens músicos.
Do passado para o presente, com os olhos postos no futuro, o público presente teve o privilégio de revisitar a vila do sobral, do concelho e dos sobralenses.
A todos e todas que proporcionaram este brilhante momento cultural, um agradecimento pelo seu desempenho e dedicação.
0 Comments