Início do ano letivo em Sobral de Monte Agraço
- Em 16 Setembro, 2020
O ano letivo 2020/2021 está a arrancar em todo o país com as condicionantes conhecidas impostas pela atual situação pandémica. Em Sobral de Monte Agraço, até à data, o começo de cada ano lectivo tem vindo a ser assinalado por um conjunto de atividades promovido pelo Município, para fomentar o convívio entre toda a comunidade educativa.
Porém, devido à pandemia de COVID-19, a receção à comunidade educativa foi adaptada, não deixando, ainda assim, de se assinalar este momento marcante para alunos, pessoal docente e não docente. Neste sentido, a Vereadora da Educação, Carla Alves, e o Diretor do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, Jorge Nunes, dirigiram uma breve palavra a todo o corpo docente e não docente na Escola Básica de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino e na Escola Básica de Sapataria, nos dias 10 e 14 de Setembro.
A Vereadora da Educação, Carla Alves, desejou a todo o corpo docente e não docente um bom ano letivo, enaltecendo a importância do regresso às aulas presenciais neste contexto de pandemia. “Só todos juntos e a trabalhar em equipa vamos conseguir levar o barco a bom porto nas circunstâncias tão desafiantes que estamos a enfrentar atualmente”, referiu.
Apelando ao papel de consciencialização dos professores, educadores e auxiliares, a Vereadora enalteceu ainda todos os cuidados a ter para evitar a propagação da COVID-19: “Vamos todos zelar para que as regras de segurança e higiene estabelecidas sejam cumpridas, quer na sala de aula, quer na comunidade, pois é imprescindível haver uma boa articulação entre os serviços de saúde, escolas, autarquias e famílias”.
Já o Diretor do Agrupamento, Jorge Nunes, referiu que uma das principais preocupações da Direção do Agrupamento foi adaptar as orientações emanadas pelo Ministério da Educação e DGS à realidade da escola e do concelho, implementando regras de desfasamento de horários, a fim de evitar aglomerações e cruzamentos de alunos. Frisou ainda a importância da colaboração de todos para que sejam criadas as condições para proteção da saúde de toda a comunidade educativa.
No final da iniciativa foi entregue um bloco de notas que evoca os soldados que defenderam Portugal das Invasões Francesas, nas célebres Linhas de Torres, transpondo assim a resiliência, o empenho e a coragem de outrora para toda a comunidade educativa, que enfrenta e se adapta a estes novos tempos.
Aos Encarregados de Educação, o Município distribuiu ainda um folheto, disponível aqui, com todas as indicações para o ano letivo que se avizinha.
0 Comments