IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
- Em 17 Novembro, 2023
O Município de Sobral de Monte Agraço participou no IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que se realizou entre os dias 8 e 11 de novembro, em Torres Vedras, tendo sido representado pela Vereadora da Educação e Ação Social, Carla Alves.
O tema deste ano, “Cidades Educadoras, Cidades das Crianças, Cidades para Todos!”, foi o ponto de partida para a reflexão e partilha acerca do planeamento, construção e organização das cidades para que se tornem espaços seguros e inclusivos para todos e todas, em especial para as crianças.
O programa incluiu conferências, apresentações de experiências dos 66 municípios participantes, visitas guiadas, workshops, e o walkshop “A cidade pelos olhos de uma criança”, que permitiu aos participantes explorar a cidade da perspetiva de uma criança com uma altura média de 95 cm.
Na qualidade de membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, o Município de Sobral de Monte Agraço, representado por Sandra Oliveira, Técnica do Centro de Interpretação das Linhas de Torres, apresentou a experiência para debate “A Mochila do Soldado: Partir da Guerra para a Paz”, integrada no subtema “Envolver e participar nas cidades educadoras”.
“A Mochila do Soldado: Partir da Guerra para a Paz” é um recurso pedagógico que tem como objetivo promover a Cidadania Global a partir da ligação com o património histórico, neste caso, com o património das Linhas de Torres. O projeto foi desenvolvido em rede por 8 entidades, entre 2015 e 2017, e, desde então, faz parte da oferta educativa do Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Sobral de Monte Agraço. Está, também, plasmado na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, sendo ainda recomendado pela Direção-Geral de Educação.
O encerramento do congresso esteve a cargo do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, procedendo-se depois à leitura da Declaração Final, assinada por todas as cidades educadoras da rede, que se comprometeram a “prosseguir o caminho de uma cidade das crianças, onde todos e todas encontram o seu espaço, onde constroem a coesão social na rua, no seu bairro, na sua cidade, ou seja, numa verdadeira cidade educadora”.
0 Comments