Já conhece o novo mapa das Linhas de Torres?
- Em 5 Abril, 2023
O Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Sobral de Monte Agraço tem ao dispor do visitante uma mapa turístico que combina a ilustração e a infografia com pequenos textos que acompanham a informação visual.
Este mapa faz parte de uma coleção de seis mapas que, quando alinhadas as suas capas transformam-se num moisaico que revela uma imagem completa sobre a defesa das Linhas de Torres.
Os mapas contêm uma face comum, onde o visitante tem ao dispor a informação dos seis percursos de visita temáticos (Torres Vedras na Primeira Linha, Wellington, A Defesa do Tejo, Grandes Desfiladeiros, O Nó das Linhas e Do Palácio ao Atlântico), do património relacionado com as Linhas de Torres e de outros atrativos patrimoniais da Rota Histórica, com base numa narrativa e cronologia que permite ao visitante situar-se no tempo e no espaço, com referência às principais personagens que ficaram na história da História do período das Invasões Francesas e também aos cinco fatores de sucesso destas Linhas ao travar o ímpeto napoleónico em ocupar Lisboa.
No verso do mapa, destaca-se o património de cada um dos seis municípios por onde se estendem estas linhas defensivas, com uma narrativa mais detalhada sobre o que conhecer e visitar.
No caso do mapa de Sobral de Monte Agraço salienta-se os combates e Sobral e Seramena, a ocupação da vila, os dois quartéis-generais, de Wellington e Beresford, os principais Fortes, o papel das Companhias de Artilharia de Ordenanças da vila de Sobral e da guerrilha e a missão do distrito Militar de Sobra, entre outras coisas. Mas o melhor é explora-lo in loco.
É um mapa indispensável à sua viagem, que ocupa pouco espaço, mas não deixa de ser uma excelente ferramenta de orientação ao mesmo tempo que é uma peça com valor artístico que representa o património com realismo e detalhe, o que o torna numa recordação dos espaços que visitou.
0 Comments