Lançamento do 3.º Podcast da InvadeCAST: Uma Conversa Inspiradora sobre Turismo Acessível
- Em 5 Março, 2024
Na última sexta-feira, a InvadeCAST lançou o seu 3.º episódio, publicando uma conversa inspiradora com Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal e uma das principais especialistas em turismo acessível do país.
Durante 25 minutos, Ana Garcia partilhou dicas valiosas sobre como quebrar barreiras e transformar o modo como encaramos o turismo para todos. A necessidade de qualificação do turismo sob o ponto de vista da acessibilidade e inclusão foi um dos temas abordados, juntamente com boas práticas no turismo acessível e a plataforma ibérica Tur4all, que oferece informações e avaliações sobre a acessibilidade de diversos recursos turísticos.
Destacamos, também, o projeto AccessTUR – Centro de Portugal, um projeto para a promoção do turismo acessível e inclusão social, apoiado pela Turismo do Centro e pelas sete Comunidades Intermunicipais (CIMs), no qual o município de Sobral de Monte Agraço participou ativamente através do Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT), desenvolvendo um Kit Multiformato com informações em diversos formatos, como Escrita Simplificada, Braille, Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição de imagem.
Como parte deste projeto, o município de Sobral de Monte Agraço e o CILT também beneficiaram da criação do Pack Ensino “Guardiães da Inclusão em toda a Galáxia!”, um recurso educativo destinado a sensibilizar os mais jovens sobre o tema da deficiência e inclusão. Este pack, concebido para os três ciclos do ensino básico, está disponível para empréstimo às escolas e pode ser acedido online.
Pode ver e ouvir o podcast aqui https://www.invademag.pt/Invade_cast.html#invadecastep3
Para mais informações sobre o Kit Multiformato do CILT, veja aqui https://accessibleportugal.com/oeste-cim/sobral-de-monte-agraco/, e para conhecer o Pack Ensino, aceda aqui https://accessibleportugal.com/pack-ensino/
Este podcast faz-nos refletir sobre um assunto que deve fazer parte da nossa estratégia de desenvolvimento enquanto gestores de oferta turística, mas acima de tudo enquanto cidadãos.
0 Comments