Linhas de Torres levaram História, Património e Inovação à BTL!
- Em 20 Março, 2025
1 DIA É BOM, 2 É ÓTIMO, 3 NUNCA É DEMAIS, foi o slogan do Turismo Centro de Portugal que assenta na perfeição na Rota Histórica das Linhas de Torres. Num território que respira história, cultura e arte pautado por alojamentos de charme, gastronomia e vinhos de grande qualidade, razões não faltam para o visitante permanecer numa região tão rica e diversificada, que se estende do Tejo ao mar, com o coração em Sobral de Monte Agraço.
Entre 12 e 16 de março, a Rota Histórica levou as Linhas de Torres e as Invasões Francesas à BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market e foram muitos os motivos que justificam a visita ao nosso balcão, no stand do Turismo Centro de Portugal.
O dia 14, por exemplo, foi de grande significado para todos os envolvidos na assinatura do protocolo Itinerários Napoleónicos Portugal, por se tratar de um passo importante na constituição de uma rede alargada de cooperação para o desenvolvimento dos territórios em torno do património histórico-militar das Invasões Francesas, tornando-os mais competitivos e fortalecendo a sua oferta turística no contexto nacional e internacional. O protocolo, que foi assinado pelo presidente José Alberto Quintino, na qualidade de presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres e subscrito pelo Turismo de Portugal, pelas Entidades Regionais, pela CIM Região de Coimbra e por cerca de 40 municípios marca o compromisso de um trabalho em rede, de estreita colaboração, para a estruturação e consolidação de um segmento de oferta turística verdadeiramente diferenciadora.
Seguiu-se o brinde a mais uma vitória no caminho de transformar as Invasões Francesas num verdadeiro ativo turístico, com os vinhos da Quinta de S. Sebastião (Arruda dos Vinhos) e com o apontamento gastronómico do Funcho a Granel (Sobral de Monte Agraço).
No dia 15, teve lugar a apresentação da recém-editada banda desenhada “O Forte”, pelo seu autor, José Bandeira, e a participação da Guerrilha de Montagraço, um grupo de recriação histórica de valor inestimável para a divulgação do papel do povo português na defesa do país durante a ocupação francesa.
Como já é habitual, a RHLT dinamizou o espaço KIDS Route BTL 2025, no KIDS no Centro, com atividades para crianças e famílias. Este ano, além do jogo de tabuleiro “Napoleão Bonaparte: O Princípio do Fim” , foi possível aos mais novo participarem na oficina “Oh, Napoleão, vocês NÃO passarão!”.
No seu stand, o Turismo Centro de Portugal reforçou a divulgação do Turismo Militar, com uma ativação, representada pelos Itinerários Napoleónicos e pela Rota dos Templários, que contou um quiosque digital com passatempos durante os 5 dias da BTL, fotografia, com molduras dos dois projetos e a Roleta e Quiz, bem como a exibição dos filmes promocionais dos dois projetos.
A participação da Rota Histórica das Linhas de Torres, e designadamente do município de Sobral de Monte Agraço na BTL, representa uma oportunidade estratégica para promover e valorizar o património militar associado às Linhas de Torres e às Invasões Francesas. Este evento permite reforçar a notoriedade deste património junto de operadores turísticos, entidades do setor e público em geral, contribuindo para a dinamização do turismo cultural e histórico. Além disso, possibilita o fortalecimento de parcerias e sinergias com outras entidades, ampliando a rede de colaboração e potencializando novas iniciativas de promoção conjunta.
A presença na BTL reforça a divulgação desde projeto inovador, que tem sido apontado como um dos melhores exemplos de boa governança no país e no estrangeiro, entre entidades públicas e parceiros privados.
0 Comments