Monumento Linhas de Torres embeleza Rotunda da estrada regional 274 junto a Pero Negro
- Em 13 Janeiro, 2021
O Município de Sobral de Monte Agraço pretendeu criar um elemento escultórico de cariz simbólico sobre a importância das Linhas de Torres no concelho.
O Presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino explica que “esta rotunda foi o local escolhido pelo facto de se tratar da principal entrada no concelho e de se encontrar numa zona intrinsecamente ligada à temática das Linhas de Torres pela proximidade aos quartéis generais do Wellington, que se situa na Quinta dos Freixos, e do marechal William Beresford, situado no Casal Cochim”. Acrescenta ainda que este “trabalho notável realizado pelo escultor Rogério Timóteo, tem pela sua abordagem ao tema, uma forte componente criativa contemporânea, que pretende promover este património cultural que tanto nos identifica e nos orgulha – As Linhas de Torres”.
Rogério Timóteo, artista que conta com várias exposições individuais e coletivas a nível nacional e internacional, explica que o “ conjunto escultórico presente na rotunda é composto por 152 (cento e cinquenta e dois) pilares representando os fortes e redutos que integravam as linhas de Torres. Suspensos em alguns pilares estão fragmentos de um metal décor diferente que observados de determinado ângulo permite visualizar a silhueta de um soldado de infantaria e de um canhão”.
O escultor refere ainda que “estando implantado no centro de uma rotunda, o conjunto escultórico tem as características de não prejudicar a visão do automobilista, uma vez que a configuração da peça permite que em qualquer local da via se consiga visualizar o outro lado da rotunda. É nesta dualidade de observação pelos automobilistas, que se desenvolve a dinâmica da peça com a sua ausência-presença, criando um aparente movimento com capacidade de constantemente renovar o olhar do observador”.
0 Comments