Município de Sobral de Monte Agraço desenvolve Plano de Segurança da Água
- Em 17 Novembro, 2022
O Município de Sobral de Monte Agraço, enquanto Entidade Gestora do Sistema de Abastecimento de Água, procura implementar, progressivamente, uma abordagem de avaliação e gestão do risco, garantindo uma água segura a toda a população, através do desenvolvimento, durante o último ano, do Plano de Segurança da Água (PSA), seguindo as metodologias recomendadas pelas normas europeias e internacionais, designadamente a norma EN 15975-2, e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com a OMS, “o meio mais eficaz de consistentemente garantir a segurança da água distribuída é através de uma abordagem de avaliação e gestão de risco que abrange todas as etapas do sistema de abastecimento de água, desde a captação até ao ponto de consumo”, como preconizado nos Planos de Segurança da Água.
Numa primeira fase, e com o apoio de uma consultora externa e em estreita articulação com a Autoridade de Saúde, foi desenvolvido o PSA, que correspondeu essencialmente à constituição da equipa de elaboração do PSA, à caracterização do sistema de abastecimento, à identificação e avaliação dos riscos e ao desenvolvimento de um plano de ações de melhoria.
Neste momento o Município está a iniciar a próxima fase que corresponde à implementação e monitorização do PSA, verificação da eficácia das ações de melhoria, da melhoria dos procedimentos e programas internos e da revisão anual do PSA.
Com o desenvolvimento e implementação do PSA, o Município tem como objetivo principal melhorar de forma contínua o sistema de abastecimento e garantir a qualidade da água distribuída aos munícipes.
0 Comments