Peregrinação
- Em 11 Fevereiro, 2019
Na passada sexta feira, dia 8 de fevereiro, o palco do Cine-Teatro foi transformado num estúdio de cinema, para interpretar “Peregrinação”, pela companhia Lafontana – Formas Animadas, destinada ao público escolar, 2.º ciclo do secundário do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral.
Graças à conjunção teatro-cinema, o maior anti-herói da história portuguesa quinhentista surge aos nossos olhos com uma intemporalidade fabulosa. Fernão Mendes Pinto relatou as “muitas e muito estranhas coisas que viu & ouviu” em “muitos reinos & senhorios das partes Orientais”, num livro a que deu o nome de Peregrinação, publicado em 1614, trinta anos após a sua morte.
Trata-se de uma obra reunindo vários géneros literários e que constitui um precioso documento de uma época gloriosa da história portuguesa. Aliás, a sua projeção imediata no mundo, sedento de informações de paraísos desconhecidos, fez com que a Peregrinação seja, depois de Os Lusíadas, o livro português mais divulgado no mundo.
Através das imagens recolhidas por um sistema informático que promove o seu tratamento, montagem, mistura, sonorização e inserção de efeitos especiais, projetado numa tela e em tempo real, tornou a interpretação da Peregrinação muito interessante e muito apreciada pelos alunos e professores.
Esta iniciativa surge integrada no programa das Comemorações dos 500 Anos do Foral.
0 Comments