Município de Sobral de Monte Agraço apresenta candidatura para restauro e beneficiação do Monumento Nacional
- Em 27 Junho, 2017
Na ausência de intervenção por parte das entidades competentes, o Município de Sobral de Monte Agraço, submeteu candidatura, com valor global de 250 mil euros, para a beneficiação, conservação e restauro da Igreja de Santo Quintino, a fundos do programa de financiamento “Portugal 2020 – Programa Centro 2020”. Candidatura já aprovada no “Pacto para Desenvolvimento e Coesão Territorial do Oeste”.
Assim, foi apresentado na reunião do executivo municipal um relatório técnico com o diagnóstico do estado e conservação da Igreja de Santo Quintino. Este estudo é acompanhado de uma memória descrita, na qual se apresentam as metodologias e as condições técnicas da intervenção a realizar.
Neste contexto, a Direção Geral do Património Cultural deu já o seu parecer favorável ao relatório. Este estudo para a conservação, restauro e valorização da Igreja de Santo Quintino foi antecedido de uma campanha de trabalhos de sondagens na cobertura e nos pavimentos, com acompanhamento arqueológico e antropológico, por forma a diagnosticar com maior rigor o estado de conservação da Igreja de Santo Quintino.
Esta intervenção terá como principal objetivo, numa primeira fase, desenvolver uma intervenção criteriosa com vista à consolidação e estabilização estrutural, travando o processo de degradação que ocorre através dos fenómenos instabilidade estrutural ao nível das alvenarias. Pretende-se, pois, que não sejam introduzidos elementos intrusivos que de certa forma poderiam agravar a situação presente.
0 Comments