Semana das Linhas é celebrada pelos alunos
- Em 15 Maio, 2024
No dia 06 de maio teve início uma semana diferente para os estudantes do 8.º ano do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, com a abertura da tão aguardada Semana das Linhas de Torres – uma semana recheada de atividades que permitiram uma imersão fascinante na história local, nacional e europeia, destacando o papel das Linhas de Torres como o maior sistema de defesa de campanha construído na Europa.
Os alunos foram surpreendidos por um acampamento de guerrilha e pela presença dos soldados da Companhia de Artilharia de Ordenanças da Vila de Sobral. Durante todo o dia, tiveram a oportunidade única de participar nas oficinas, onde exploraram os segredos da artilharia, o intricado fardamento dos soldados e as curiosidades sobre os objetos que faziam parte do quotidiano militar: Afinal, o que levava o soldado na sua mochila? A dinamização das oficinas esteve a cargo dos grupos de recriação histórica Guerrilha de Montagraço e da Companhia de Artilharia de Sobral, integrados na Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913.
Além disso, na escola-sede, os alunos foram convidados a visitar uma exposição de trabalhos elaborados pelos colegas do 8.º ano, em que foram abordados diversos temas relacionados com o período das Invasões Francesas, incluindo uma reinterpretação feita a partir do livro Jean, John e João, a relação destes eventos com o desenvolvimento global e os objetivos de desenvolvimento sustentável, bem como uma homenagem aos azulejos da Igreja de Santo Quintino, património nacional, poupado à fúria francesa.
Os alunos participaram também numa caminhada entre a escola e o Forte do Alqueidão, com paragens nos pontos em que decorreram alguns dos acontecimentos de 1810, recriando alguns desses momentos.
Entre 02 e 10 de maio, no âmbito da Semana das Linhas de Torres, organizada pelo Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, os alunos do 8º ano tiveram uma experiência educativa ao visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT). Para contribuir para uma aprendizagem mais participada, o senhor presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino, e a senhora vereadora, Carla Alves, fizeram chegar ao agrupamento, em fevereiro, um conjunto de recursos pedagógicos, desenvolvidos com o envolvimento do Centro de Interpretação das Linhas de Torres e com o apoio do Turismo de Portugal e da Rede de Bibliotecas Escolares. Entre eles, o livro Jean, John e João, uma coleção de fichas pedagógicas, um caderno de campo e o jogo de tabuleiro Napoleão Bonaparte: o princípio do fim.
Mas não foi apenas o conhecimento histórico que foi celebrado durante a Semana das Linhas de Torres. Até o refetório da escola se uniu à festa, apresentando uma ementa especial com pratos sugestivos que transportaram os alunos para a época das Invasões Francesas, com iguarias como a sopa de sustança, o bacalhau do regimento com grão de bico, a carne de porco das Linhas e a galinha do povo.
E isto foi apenas parte de uma semana intensa e enriquecedora que não só proporcionou aos alunos uma experiência educativa única, mas também os incentivou a explorar e valorizar o património histórico-cultural da sua região.
Parabéns ao Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral por esta iniciativa tão inspiradora!
0 Comments