Simulacro na Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral
- Em 10 Abril, 2018
Inserido nas comemorações da Semana da Proteção Civil, organizada pelo Município, mas entretanto adiado devido às condições atmosféricas, o Serviço Municipal de Proteção Civil efetuou, no passado dia 22 de Março, um simulacro na Escola Básica e Secundária de Sobral de Monte Agraço.
Neste simulacro foi possível testar diversas vertentes e agentes de Proteção Civil num cenário de sismo, com a contaminação de agentes químicos.
Após o empenho e a colaboração de todos os docentes, assistentes operacionais e alunos numa correta evacuação até ao ponto de encontro, foram chamados os meios de socorro.
Os Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço efectuaram, à chegada, o reconhecimento, tendo efetuado dois resgates no 1º andar, com recurso a técnicas de salvamento em grande ângulo, e dois salvamentos nas zonas dos balneários com os respetivos primeiros socorros.
No campo de jogos da escola, foi montado um cenário de derrocada com uma vítima debaixo dos escombros, tendo a G.N.R., com uma equipa do Grupo de Intervenção Cinotécnica, identificado a presença de uma vítima debaixo dos escombros. De seguida, o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro, interveio com uma equipa de busca e resgaste em estruturas colapsadas para o salvamento da vítima.
Igualmente num cenário de destruição no Laboratório de Química, a G.N.R., com uma equipa de matérias perigosas nucleares, radiológicas, biológicas e químicas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro, procedeu ao resgate e à descontaminação de duas vítimas relativamente aos agentes químicos e respetivo encaminhamento para uma tenda de descontaminação montada no campo de jogos desta escola.
No final do simulacro, as entidades envolvidas procuraram sensibilizar a comunidade educativa para os procedimentos a adotar numa situação de abalo sísmico.
José Alberto Quintino, Presidente da Câmara Municipal refere que “o trabalho em equipa dos diversos agentes de proteção civil envolvidos, assim como todos os exercícios que se possam promover, constituem uma mais-valia para a implementação das corretas e seguras atitudes aquando da ocorrência de uma situação real”.
Fonte // Proteção Civil
0 Comments