Sobral de Monte Agraço aprova Plano Operacional Municipal para o ano 2018
- Em 1 Junho, 2018
No âmbito da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, realizada no passado dia 30 de maio, foi aprovado o POM 2018. Este é um documento de carácter, eminentemente, operacional e que incorpora os meios e recursos disponíveis, assim como o dispositivo operacional de defesa da floresta contra incêndios. Neste âmbito salienta-se o reforço dos meios, com a disponibilização de mais uma viatura no serviço municipal de proteção civil e a alocação de um meio aéreo à zona em que nos inserimos.
Este documento sistematiza o esquema de comunicação, assim como os procedimentos de atuação, definindo os locais estratégicos de estacionamento (LEE) e os setores territoriais e no que concerne à vigilância deteção, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.
Integra a Comissão Municipal de Defesa da Floresta, o Município de Sobral de Monte Agraço, o representante das freguesias, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários, Guarda Nacional Republicana –posto territorial, Guarda Nacional Republicana (GIP); a Associação de Produtores Agrícolas e Florestais da Estremadura, o Grupo AFOCELCA; Infraestruturas de Portugal, S.A.; Rede Elétrica Nacional (REN), Energias de Portugal (EDP) e o Agrupamento de Escuteiros 272.
Paralelamente à aprovação do POM, foi ainda feito um balanço ao trabalho desenvolvido durante o ano transato. O vice-presidente, Luís Soares, teve ainda oportunidade para agradecer o trabalho em articulação desenvolvido por todas as entidades, salientando a já habitual colaboração dos Escuteiros – Agrupamento 272 – Sobral de Monte Agraço, nas ações de vigilância realizadas no Forte do Alqueidão e com repercussões numa zona abrangente do território, assim como às ações levadas de sensibilização, recentemente, levadas a cabo pela Guarda Nacional Republicana em parceria com as autarquias locais.
0 Comments