SOBRAL DE MONTE AGRAÇO CONTINUA A CONSTRUIR O FUTURO – APROVAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS 2023
- Em 19 Abril, 2024
O Município de Sobral de Monte Agraço aprovou, na reunião de câmara, no passado dia 17 de abril, os Documentos de Prestação de Contas relativos ao ano de 2023.
As contas do Município revelam uma execução orçamental da receita de 80,43% e a execução orçamental da despesa de 72,41%, sendo o rácio de autonomia financeira de 88,07% mostrando um Município com capacidade de execução e com uma situação financeira equilibrada, visível na redução do passivo para 484.267 euros.
É de salientar a redução da dívida a curto prazo para 358 814, 96€ sendo o prazo médio de pagamentos reduzido para os 33 dias.
A acrescer a estes números o Município de Sobral de Monte Agraço obteve um saldo de gerência com o valor de 1 373 137€, fruto da gestão e consolidação da política orçamental levada a cabo pelo executivo municipal, num ano marcado pelo alívio fiscal dos munícipes e empresas, com a criação de uma taxa reduzida de Derrama e também a redução da taxa de IMI.
Do conjunto de empreitadas realizadas em 2023, destacamos:
- Requalificação e Ampliação da EB de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino
- Reabilitação e Higienização do Reservatório Sobral 2;
- Pavimentação da Rua da Bela Vista – Fetais dos Pretos
- Investimentos no Edifício das Piscinas Municipais
- Remodelação e Manutenção de Edifícios Municipais – Substituição de Coberturas
- Obras de Reparação e Pintura em Edifícios Municipais.
Além destas obras e do assegurar do normal funcionamento dos serviços municipais, o Município avançou com inúmeras obras sendo de destacar as obras do cemitério de São Salvador, a ampliação do Centro de Recolha Oficial – Canil Municipal, o início da repavimentação da Estrada Municipal em Alcareia, as repavimentações de vias em Via Galega, Pêro Negro, Perna de Pau e Molhados, para além de muitas outras obras municipais e acções nas áreas da cultura, desporto, educação, ambiente e ação social.
A prestação de contas confirma o empenho do Município na concretização da estratégia de desenvolvimento sustentável do concelho num quadro económico adverso e com um alívio fiscal das famílias e empresas. Os Documentos aprovados seguem agora para deliberação da Assembleia Municipal.
0 Comments