Sobral de Monte Agraço em destaque na revista Invade N.º 11
- Em 13 Janeiro, 2025
A Invade 11 chegou com força para marcar o início do ano, trazendo um conjunto diversificado de sugestões para o tempo de lazer, sem perder de vista a cultura. E Sobral de Monte Agraço assume um papel central nesta edição, com acontecimentos imperdíveis que celebraram a herança histórica e a inovação cultural.
Comemorações do Dia Nacional das Linhas de Torres
Nos dias 19 e 20 de outubro, Sobral de Monte Agraço foi palco das comemorações do Dia Nacional das Linhas de Torres. Um vasto programa, repleto de atividades, reuniu públicos de todas as idades, num esforço conjunto entre o município, que foi o anfitrião em 2024, a Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913 e a Rota Histórica das Linhas de Torres. Vários grupos de recriação histórica da Associação Napoleónica Portuguesa trouxeram à vila momentos vibrantes que resgataram do passado histórias e episódios de 1810. As celebrações também incluíram a entrega dos prestigiados prémios Wellington Honour, que homenageiam pessoas e entidades que se destacaram nas suas áreas de ação. A cerimónia oficial teve lugar no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço e foi a ocasião perfeita para o lançamento de “O Forte”, de José Bandeira, com quem estivemos À Conversa nesta edição e aproveitamos para lhe perguntar como tem sido a sua multifacetada carreira de autor e a sua já longa colaboração com a Rota Histórica das Linhas de Torres.
Para relembrar os melhores momentos, não perca a galeria de imagens deste evento especial em Galeria Dia Nacional das Linhas de Torres 2024.
“À Mesa dos Generais”
Ainda em Sobral de Monte Agraço, o destaque gastronómico vai para o restaurante Pé de Galo, que mistura tradição e contemporaneidade. Este novo espaço, no coração da vila, revisita as raízes da cozinha local com um toque de modernidade, proporcionando uma experiência que honra o passado enquanto abraça a criatividade do presente e não perde de vista o peixe e os enchidos que valeram a subsistência da população que se debatia com a política de terra queimada, imposta pelo duque de Wellington.
Outros destaques
Além dos acontecimentos em Sobral, esta edição viaja pela história e cultura da região e do país, com uma visita ao Dino Parque da Lourinhã, que testemunha a passagem dos dinossauros, há uns bons 150 milhões de anos e à magnífica Biblioteca Real do Palácio Nacional de Mafra, Monumento Nacional e Património da Humanidade (UNESCO) que testemunhou, entre muitos outros factos, a 1.º e a 3.ªs invasões de Portugal. Também não poderíamos deixar de partilhar com o leitor, a 20.ª edição da reconstituição do Cerco de Almeida de 1810 cujo episódio histórico é celebrado anualmente por esta vila raiana.
Ainda houve espaço para propõe um brinde especial às Linhas na Casa do Remoinhal, em Arruda dos Vinhos. A fechar a edição, na rubrica É dos Nossos falamos-lhe da Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913, com os seus grupos de recriação histórica Companhia de Artilharia de Sobral e Guerrilha de Montagraço, distinguida pela Rota Histórica com a menção honrosa de sócios honorários, em reconhecimento dos serviços prestados na salvaguarda e divulgação da história e património das Linhas de Torres e de Sobral de Monte Agraço. Agora sim, são dos nossos!
Com esta edição esperamos atrair a sua atenção para conhecer melhor o nosso território e inspirá-lo para uma visita recheada de novas experiências. Consulte a versão digital aqui: Invade 011.
Seja turista ou munícipe, atreva-se e venha visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres, peça para mergulhar na realidade virtual que o transportará diretamente para vila de Sobral de 1810. No fim, leve consigo a revista física, brevemente disponível, e várias dicas para descobrir a história de Portugal e da Europa e um património aqui tão perto.
0 Comments